As empresas ligadas ao desenvolvimento dos dois formatos de vídeo de próxima geração, o HD DVD e o Blu-ray, foram contactadas pela Comissão Europeia através de cartas que solicitam informação relativa às políticas de licenciamento das tecnologias.



A informação foi confirmada por um porta voz da CE, que explica a iniciativa como um procedimento normal, afastando para já a hipótese de um processo formal. O porta voz reconhece, no entanto, que a informação pedida às empresas será analisada pela autoridade da concorrência, como também reconhece a Sony, citada pela C|Net.



Diz a empresa que o objectivo é perceber se as políticas de licenciamento das duas tecnologias - em vigor há já alguns anos, muito antes da tecnologia chegar ao mercado - vão contra as regras da concorrência europeias ou se enquadram nas suas definições.



A empresa acrescenta ainda que, pelo menos para já, não tem conhecimento de qualquer outra preocupação mais fundada por parte da CE, nem de queixas de que pudessem justificar a abertura formal de um processo de investigação.



Recorde-se que o HD DVD está disponível nas lojas americanas desde Abril e o Blu-ray desde Junho. Os PCs foram os primeiros a suportar as tecnologias.

Notícias Relacionadas:

2006-06-30 -Toshiba inicia comercialização do primeiro portátil com HD DVD no mercado português