O Governo aprovou hoje em Conselho de Ministros a criação da comissão instaladora do Centro Nacional de Cibersegurança. Até 30 de junho este organismo terá de apresentar um relatório com o "modelo e todas as medidas e instrumentos necessários à respetiva implementação", detalha a nota de imprensa que resume os pontos aprovados na reunião ministerial desta manhã.



O Centro Nacional de Cibersegurança vai ser criado para coordenar a resposta nacional a ameaças informáticas e para assegurar a cooperação com outros países no domínio da segurança.



Assegurar a partilha e distribuição de informação sobre ciberameaças, incorporar capacidade de reação articulada ao cibercrime e estruturar a formação técnica neste domínio serão algumas das atribuições já detalhadas.



A medida foi anunciada pelo Governo em fevereiro como parte da Estratégia Nacional de Segurança da Informação, com a promessa de ter a estrutura a funcionar no espaço de um ano.




A Estratégia Nacional de Segurança da Informação é a base de atuação em termos nacionais para garantir a cibersegurança, a identificação dos sectores críticos e um ambiente mais favorável também no domínio económico", explicava Miguel Macedo, ministro da administração interna na altura em que anunciou a medida, durante uma conferência organizada pelo Observatório de Segurança, Crime Organizado e Terrorismo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira