A Lenovo planeia refrescar o alinhamento de produtos de diferentes gamas, que vão ser apresentados na CES 2021, que este ano se realiza totalmente online, na próxima semana. Em antecipação, a fabricante levantou a ponta do véu e revelou algumas novidades, incluindo a sua nova linha Yoga AIO 7, tendo em vista o objetivo de tornar as experiências mais inteligentes, imersivas e personalizadas, incluindo a produtividade, o entretenimento, relações sociais e educação.

O Yoga AIO 7 é um computador “all-in-one” que pretende ocupar o mínimo de espaço possível na secretária graças ao seu ecrã rotativo. É assim possível utilizar o ecrã na vertical, ou rodá-lo para o colocar numa posição plana, assim como ajustar para apenas 20 graus, mediante o uso ou conforto necessário.

A marca afirma que o computador tem um sistema de hardware de transmissão integrado, que via wireless, permite ativá-lo remotamente, através de um tablet ou smartphone. A Lenovo promete introduzir, numa atualização futura, a possibilidade de transformar o equipamento numa Smart TV a 4K, para ver conteúdos online. O computador tem umas colunas JBL Harman stereo, colocadas estrategicamente debaixo do ecrã para que não afete a qualidade do som, independentemente da rotação do mesmo.

Na caixa, juntamente com o computador, vem ainda em bundle os acessórios que incluem o teclado wireless, rato e uma webcam que pode ser encaixada no topo do ecrã. O display IPS de 4K tem uma palete de cores otimizadas para impressão, educação e entretenimento, suportando 99% da certificação DCI-P3 e Adobe RGB. Tem ainda suporte ao assistente inteligente Alexa, que pode ser interagido através dos seus microfones internos

Relativamente ao seu hardware do interior, o computador apresenta um processador até AMD Ryzen 7 4800H e um GPU NVidia GeForce RTX 2060.

O Lenovo Yoga AIO 7 já está disponível no mercado chinês, prevendo-se a chegada ao ocidente em fevereiro, a partir dos 1.599 dólares.

É um portátil? Uma consola? Um tablet? Não, é o Lenovo Lavie Mini

Produzido pela NEC Corporation em cooperação com a Lenovo, há dois modelos Lavie a serem mostrados na CES: o Lavie Mini e o Lavie Pro Mobile. O modelo Mini é um protótipo de PC ultraportátil, construído para oferecer sobretudo entretenimento, muito graças aos seus acessórios de gaming. Já a versão Pro Mobile é mesmo para ser transportado para todo o lado. A Lenovo destaca o minimalismo no design dos seus equipamentos.

O Lavie Mini é um PC conversível em miniatura, que utiliza um processador i7 da Intel de 11ª geração e uma placa gráfica Intel Iris Xe. Tem um ecrã tátil com apenas 8 polegadas, com uma resolução de 1920x1200. Pesa 579 gramas, o que incentiva os utilizadores a levarem-no praticamente no bolso.

O portátil tem funcionalidades inteligentes, incluindo o Modern Standby, alimentando pela câmara de infravermelhos que permite acordar o sistema através do Windows Hello, sem sequer tocar no ecrã. Tem uma bateria com uma capacidade até 26 WHr e suporta conectividade por Wi-Fi 6. No interior tem ainda um SSD de 256 GB e 16 GB de memória RAM LPDDR4.

O maior destaque do Lavie Mini é o seu comando opcional que o transforma numa espécie de consola Switch da Nintendo, com um stick analógico nas extremidades e respetivos botões, com o pequeno ecrã no centro. Poderá desta forma desfrutar de jogos de PC, com a mesma experiência da famosa portátil. O comando tem vibração e também botões posicionados como gatilhos.

Outro acessório disponível para o portátil é a dockstation, acessório que serve de intermediário para o ligar a uma televisão. Além de ligações HDMI, tem ainda diversas portas USB-C e USB-A. E enquanto está acoplado na base, a dock carrega a bateria do computador.

O Lavie Pro Mobile, que tem um ecrã de 13,3 polegadas, pretende aliciar os profissionais com a sua bateria de longa duração (10 horas) e uma melhor experiência de escrita no seu teclado. A dobradiça permite colocar o teclado numa posição até 180 graus, de acordo com as preferências dos utilizadores. O portátil tem uma capa em fibra de carbono, aumentando a sua resistência, mas ao mesmo tempo diminuindo o seu peso: 889 gramas para um chassis de 16,7 mm. No interior, o computador tem um processador Intel Core i7 de 11ª geração, uma gráfica Intel Iris Xe.

De considerar que o Lavie Mini ainda está em fase de protótipo, ainda sem data definida de lançamento. Quanto ao Lavie Pro Mobile, também sem data de chegada ao mercado, tem preços a começar nos 1.699 dólares.

Lenovo apresenta linha IdeaPad refrescada e com suporte a 5G

Na sua linha de computadores portáteis IdeaPad, o destaque vai para um dos modelos com suporte a 5G, assim como um tablet com ecrã de 2K e diferentes acessórios.

O IdeaPad 5G é um modelo para quem necessita de velocidades elevadas para transferências fora de casa, graças ao seu modem Snapdragon X55. Por outro lado, mantém ligação 4G/LTE para as convenções atuais, mas ainda está na geração anterior no que diz respeito às ligações de redes sem fio (Wi-Fi 5). Tem ainda um leitor de cartões SIM.

Destaca-se pela sua bateria de 51 WHr com uma duração de 20 horas (segundo a fabricante em modo de leitura de vídeo), recarregada através de um sistema USB-C. O computador tem um ecrã de 14 polegadas e oferece resoluções de 1080p, com um brilho de 300 nits. É também compatível 100% sRGB no espectro de cores. No interior, é alimentando por hardware da Qualcomm: processador 8cx 5G, GPU Adreno 680, além do referido modem 5G.

Caso não necessite de um modelo 5G, a Lenovo tem em alternativa o IdeaPad 4G/LTE, neste caso alimentando pela plataforma Snapdragon 8c. Ambos os modelos têm 8 GB de RAM LPDDR4X e armazenamento interno um PCIe SSD de 512 GB. Os computadores têm 1,2 kg e 14,9 mm e suportam o assistente inteligente Alexa.

A marca não divulgou preços e data de lançamento para os modelos.

A fabricante renovou ainda os modelos IdeaPad 5i e IdeaPad 5 Pro, aqueles que a marca refere como os mais poderosos que já construiu. Os modelos têm versões de 14 e 16 polegadas (com um rácio 16:10), um chassis exterior em metal e tampas em tons cinzentos. O ecrã tem um rácio de 90% em relação ao chassis e qualidade de cor 100% sRGB e certificação TÜV Rheinland na redução de emissões de luz azul.

O modelo de 14 polegadas pesa 1,45 kg, enquanto que o de 16 tem 2 kg. Ambos os modelos têm Wi-Fi 6, reconhecimento facial via webcam com infravermelho e suporte a Windows Hello. Ainda no que diz respeito à câmara, esta apresenta sensores ToF para ajudar no reconhecimento das faces dos utilizadores. Também pode interagir com o equipamento através de voz, graças à integração do assistente inteligente Alexa.

Quanto às especificações técnicas, o IdeaPad 5i Pro tem um processador Intel i7 de 11ª geração, uma placa gráfica NVidia MX 450, até 16 GB de RAM DDR4 e até 1 TB de SSD PCIe M.2 de armazenamento interno. O modelo de 16 polegadas tem um ecrã IPS com uma taxa de atualização de 120 Hz e até 350 nits de brilho. Esta versão também suporta Thunderbolt 4.

Na autonomia, o portátil com 16 polegadas têm uma bateria de 75 WHr e o de 14 uma de 56,5 WHr, ambos a suportarem carregamento rápido.

Já o modelo IdeaPad 5 Pro de 14 polegadas é o equivalente baseado na nova geração de processadores AMD Ryzen, ainda por revelar. O resto das especificações são semelhantes. Na versão de 16 polegadas troca o GPU NVidia MC450 pela nova geração RTX ainda por anunciar.

Quanto a preços, o modelo de 16 polegadas do IdeaPad 5i Pro começa nos 899 euros; e o modelo de 14 polegadas começa nos 699 euros, ambos com lançamento em março. O IdeaPad 5 Pro de 14 polegadas tem preços a partir dos 799 euros e chega também em março.

Lenovo Tab P11 – Para trabalhar, estudar e divertir em casa

Por fim, a Lenovo revelou as novidades para o seu tablet Tab P11. O equipamento tem um ecrã IPS tátil de 11 polegadas, com uma resolução de 2K (2000x1200). O LCD tem um brilho de 400 nits e integra a certificação TÜV Rheinland na redução de luz azul.

O tablet tem um chassis em alumínio e apresenta-se em dois tons cinzentos. No interior encontra-se um processador Snapdragon 662 da Qualcomm, integrando LTE e o sistema FastConnect da Qualcomm. Tem ainda até 6 GB de RAM. A marca refere que o tablet é um dos poucos que já garantiu a certificação da Netflix para assistir a series em HD. Promete ainda 15 horas de duração da bateria com uma única carga.

Direcionado para uma utilização dos mais novos, o equipamento tem um novo modo chamado Kids Space from Google, com apps, livros e vídeos educativos, ideais para crianças abaixo dos 9 anos. Para videoconferências, a câmara frontal tem 8 MP de qualidade e o som com certificação Dolby Atmos nas quatro colunas para maior nitidez nas conversas ou ao assistir a conteúdos multimédia.

Se pretende utilizar o tablet para trabalho, a marca tem ainda um pack de teclado, com um trackpad embutido, com encaixes magnéticos. A Lenovo Precision Pen 2 dura 200 horas com uma única carga e carrega através de USB-C.

O tablet já se encontra no mercado nos Estados Unidos e custa 229,99 dólares.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.