Depois de meses de negociações, foi assinado este fim-de-semana um acordo entre os Governos da China, Japão e Coreia do Sul para o desenvolvimento de um sistema operativo open source financiado por dinheiros públicos. O objectivo é reduzir a dependência em relação ao software da Microsoft, que estes países acreditam que entrava o desenvolvimento de uma indústria forte nesta área.



O acordo foi assinado em Pequim durante um encontro de entidades governamentais e da indústria, como noticiaram vários órgãos de comunicação da Ásia/Pacífico. Segundo um comunicado do Ministério da Informação e Comunicação da Coreia do Sul, os três países concordaram na permuta de resultados de investigação no desenvolvimento de sistemas operativos alternativos, assim como na criação de plataformas compatíveis.



O desenvolvimento do software deverá ser realizado pelo sector privado, com recurso a financiamento público. Durante o encontro em Pequim, as empresas chinesa Red Flag Linux e japonesa Miracle Linux mostraram os resultados do seu trabalho para desenvolver o "Asianux", um software desenhado como um standard compatível para a Ásia.



Este acordo entre os países da Ásia/Pacífico pretende também estabelecer uma rede de cooperação entre os Governos, empresas de software e consumidores, promovendo fóruns internacionais de alto nível.



A ideia de desenvolver um sistema operativo open source comum entre os três países asiáticos foi apresentada em Setembro do ano passado pelos ministros das Tecnologias da Informação, que estabeleceram um acordo de desenvolvimento do projecto que foi agora reafirmado. Os responsáveis dos três governos defenderam à data que a região da Ásia/Pacífico tem todo o interesse em fortalecer a sua indústria de software, reduzindo a elevada dependência que mantém em relação aos sistemas operativos da Microsoft.

Notícias Relacionadas:

2004-03-16 - Hewlett-Packard vende PCs com Linux na Ásia

2003-09-01 - China, Japão e Coreia do Sul poderão desenvolver novo sistema operativo