Os Estados Unidos estão prestes a perder a posição cimeira do mercado mundial de computadores pessoais para a China. A primeira "ameaça" foi sentida no segundo trimestre deste ano, com a promessa de que a confirmação surja no próximo ano.



Esta é a perspetiva da IDC perante os dados de mercado relativos ao segundo trimestre deste ano e às previsões para 2012. Entre Abril e Junho a venda de PCs na China alcançou os 18,5 milhões de unidades, superando pela primeira vez os valores registados nos EUA, de 17,7 milhões.



Apesar do "susto", a consultora estima que, no acumulado do ano, os Estados Unidos mantenham a liderança - muito ajudados pelas vendas de Natal -, refere o The Wall Street Journal, num artigo escrito em redor da crescente importância dos países em desenvolvimento no sector da tecnologia.



Para 2012 as previsões vão no sentido de que sejam colocados nas lojas chinesas 85,1 milhões de PCs, acima dos 76,6 milhões estimados para os EUA.



Será desta forma que, depois de liderarem, de forma histórica, durante os últimos anos, os Estados Unidos são remetidos para a segunda posição do mercado mundial de computadores pessoais.




Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico