Há quem dê como garantida para este mês a estreia do Chrome OS. A imprensa estrangeira especializada avança que os primeiros dispositivos - smartbooks - com o sistema operativo da Google chegam ao mercado em Novembro, nomeadamente através de uma fabricante de Taiwan, chamada Inventec.

Além da data e da fabricante, a Digitimes refere ainda que a produção inicial será de apenas 60 mil unidades, comercializadas exclusivamente online. Já a Cnet arrisca mesmo a prever que a apresentação oficial vai ser feita no dia 19, exactamente um ano após o anúncio formal do projecto Chromium OS ao mercado.

Em Dezembro será a vez da Acer e da Hewlett-Packard passarem a comercializar os seus modelos de netbooks com o sistema operativo da Google, avançam ainda as publicações norte-americanas.

A Digitimes cita "fontes entre as fabricantes de componentes", mas as especulações têm igualmente por base outros indícios, como as referências pela equipa de desenvolvimento à numeração de versões, procedimento típico para identificar software prestes a ser lançado.

Além disso, o dia 11 de Novembro é apontado como a data para o início do desenvolvimento de funcionalidades adicionais, um dado que a imprensa norte-americana interpreta como mais um sinal de que a primeira versão oficial estará pronta até lá.

Rumores à parte, desde o início que a Google projecta para o final de 2010 - ou um pouco antes, ainda para o Outono -, o lançamento do Chrome OS. No post sobre o lançamento Chromium OS, a 19 de Novembro de 2009, chega mesmo a referir que o projecto é apresentado um ano antes da chegada do Chrome OS ao utilizador final.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.