Há quem dê como garantida para este mês a estreia do Chrome OS. A imprensa estrangeira especializada avança que os primeiros dispositivos - smartbooks - com o sistema operativo da Google chegam ao mercado em Novembro, nomeadamente através de uma fabricante de Taiwan, chamada Inventec.
Além da data e da fabricante, a Digitimes refere ainda que a produção inicial será de apenas 60 mil unidades, comercializadas exclusivamente online. Já a Cnet arrisca mesmo a prever que a apresentação oficial vai ser feita no dia 19, exactamente um ano após o anúncio formal do projecto Chromium OS ao mercado.
Em Dezembro será a vez da Acer e da Hewlett-Packard passarem a comercializar os seus modelos de netbooks com o sistema operativo da Google, avançam ainda as publicações norte-americanas.
A Digitimes cita "fontes entre as fabricantes de componentes", mas as especulações têm igualmente por base outros indícios, como as referências pela equipa de desenvolvimento à numeração de versões, procedimento típico para identificar software prestes a ser lançado.
Além disso, o dia 11 de Novembro é apontado como a data para o início do desenvolvimento de funcionalidades adicionais, um dado que a imprensa norte-americana interpreta como mais um sinal de que a primeira versão oficial estará pronta até lá.
Rumores à parte, desde o início que a Google projecta para o final de 2010 - ou um pouco antes, ainda para o Outono -, o lançamento do Chrome OS. No post sobre o lançamento Chromium OS, a 19 de Novembro de 2009, chega mesmo a referir que o projecto é apresentado um ano antes da chegada do Chrome OS ao utilizador final.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários