Barreiro Virtual foi a denominação escolhida para o novo sistema de visualização 3D da cidade do Barreiro, que será desenvolvido pela empresa Ydreams para a câmara municipal daquele concelho, com o objectivo de incentivar a um envolvimento maior entre os habitantes e o território do seu concelho.
O projecto resulta da solução 3D Systems, que se baseia num conjunto de ferramentas para visualização de ambientes virtuais que permitem a rápida implementação de modelos tridimensionais interactivos, quer para exploração de espaços rurais ou urbanos, quer para apreciação de obras públicas ou construção de protótipos de ambientes virtuais.
Com todas as possibilidades inerentes, o Barreiro Virtual promete por isso revolucionar o conceito de participação pública no que diz respeito ao planeamento urbano, salientam os seus responsáveis em comunicado de apresentação deste novo sistema de visualização 3D.
Recentemente, a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, nos Açores, desenvolveu uma iniciativa idêntica, com a participação da Oficina da Arquitectura e da ADETTI, denominada Urban.virtual.com. Um projecto informático tridimensional onde estão representadas as suas cinco freguesias, 109 ruas e mais de 2.400 edifícios e que compreende o acesso a um Sistema de Informação Geográfica através da Internet, a partir do endereço http://urban-virtual.com (ver Notícias Relacionadas).
O projecto Barreiro Digital por sua vez, será desenvolvido por um consórcio nacional criado entre a Câmara Municipal do Barreiro, a Faculdade de Ciências e Tecnologia e a YDreams e integra ainda uma iniciativa europeia com várias equipas, onde a investigação científica está a cargo do Grupo de Análise de Sistemas Ambientais (GASA) da Faculdade de Ciências e Tecnologia, e o desenvolvimento tecnológico a cargo da YDreams.
A apresentação do projecto Barreiro Virtual decorre amanhã no Auditório Municipal Augusto Cabrita e integra as comemorações do Dia Mundial do Ambiente da Câmara do Barreiro.
Notícias Relacionadas:
2004-01-20 - Oficina de Arquitectura e ADETTI apostam no urbanismo digital
Em destaque
-
Multimédia
SMART Play: LEGO quer dar mais vida às construções com blocos “inteligentes” -
App do dia
Bloop: a plataforma portuguesa que junta compras e redes sociais num só lugar -
Site do dia
Tenha acesso a todos os assistentes de IA num só local com o ChatLLM Teams -
How to TEK
Como tirar partido do Wi-Fi 7 no Windows 11 para acelerar a ligação à Internet?
Comentários