Um grupo de cientistas da Universidade de Manchester vai criar um novo computador com capacidade para reproduzir as interacções do cérebro humano.
A máquina vai replicar a forma de interacção das células nervosas, analisando processos como a forma de codificação de episódios visuais complexos. A informação apurada será usada para desenvolver equipamentos electrónicos mais tolerantes a falhas.
"O nosso cérebro continua a funcionar mesmo em presença de falhas frequentes. Esta característica de "fault-tolerant" é de muito interesse para os engenheiros que pretendem criar computadores mais fiáveis", explica um dos responsáveis pelo projecto citado num comunicado.
O projecto é o primeiro do género e implica um investimento de 1,4 milhões de euros. Será realizado em coordenação com a Escola de Electrónica da Universidade de Southampton e é financiado pelo Engineering and Physical Sciences Research Council.
Na base do computador que será usado para realizar a experiência vai ser instalado um grande número de microprocessadores (concentrados num único chip), que reproduzem a rede de neurónios existente no cérebro.
Notícias Relacionadas:
2005-09-02 - Instituto britânico afasta ligação entre uso do telemóvel e cancro
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários