Um grupo de cientistas da Universidade de Manchester vai criar um novo computador com capacidade para reproduzir as interacções do cérebro humano.



A máquina vai replicar a forma de interacção das células nervosas, analisando processos como a forma de codificação de episódios visuais complexos. A informação apurada será usada para desenvolver equipamentos electrónicos mais tolerantes a falhas.



"O nosso cérebro continua a funcionar mesmo em presença de falhas frequentes. Esta característica de "fault-tolerant" é de muito interesse para os engenheiros que pretendem criar computadores mais fiáveis", explica um dos responsáveis pelo projecto citado num comunicado.



O projecto é o primeiro do género e implica um investimento de 1,4 milhões de euros. Será realizado em coordenação com a Escola de Electrónica da Universidade de Southampton e é financiado pelo Engineering and Physical Sciences Research Council.



Na base do computador que será usado para realizar a experiência vai ser instalado um grande número de microprocessadores (concentrados num único chip), que reproduzem a rede de neurónios existente no cérebro.



Notícias Relacionadas:

2005-09-02 - Instituto britânico afasta ligação entre uso do telemóvel e cancro

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.