A Cisco Systems e a sueca Ericsson anunciaram recentemente que estabeleceram um acordo de não exclusividade para a comercialização conjunta de equipamentos às operadoras telefónicas, através do qual pretendem acelerar a mudança para redes baseadas em protocolo Internet (IP).
"Quando olhámos para a oportunidade de mercado, compreendemos que uma relação mais forte entre a Cisco e a Ericsson poderia ajudar a acelerar o desenvolvimento de serviços lucrativos - beneficiando os nossos clientes, assim como ambas as empresas", referia John Chambers director executivo da Cisco num comunicado oficial conjunto.
A parceria terá por base a experiência em integração de sistemas da Ericsson e a liderança de mercado da Cisco no sector dos routers, avançam as empresas no comunicado, sem revelar muito mais detalhes. Em declarações à Reuters uma porta-voz da Cisco garantiu contudo não existir qualquer sobreposição de produtos entre as duas.
No comunicado é ainda referido que mediante o acordado haverá uma conjugação do portfólio do chamado softswitch da Ericsson e os routers e switches Cisco. O softswitches ajudam a encaminhar chamadas telefónicas móveis sobre redes de linha fixa, necessitando de menos espaço, consumindo menos energia e podendo ser aplicados mais rapidamente do que os actuais switches de circuito.
Nos últimos anos a Cisco estabeleceu idênticos acordos com outros fornecedores e companhias telefónicas. A parceria com a Ericsson surge cerca de um ano depois da Lucent ter anunciado uma parceria por três anos para a venda de equipamento de redes wireless da Cisco.
Notícias Relacionadas:
2003-12-30 - Perspectivas 2004 - Cisco espera crescimento da telefonia IP em 2004
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
O melhor do céu e da Terra em imagens de eclipses, nebulosas e desafios planetários -
App do dia
Tem uma agenda cheia de tarefas? Sectograph ajuda a gerir o tempo com um "relógio" interativo -
Site do dia
Perde tempo a escrever um rascunho de texto por causa das correções? Teste o site do dia Flowdrafter -
How to TEK
Como planear os locais a visitar nas férias e em grupo no Google Maps
Comentários