A Cisco Systems e a sueca Ericsson anunciaram recentemente que estabeleceram um acordo de não exclusividade para a comercialização conjunta de equipamentos às operadoras telefónicas, através do qual pretendem acelerar a mudança para redes baseadas em protocolo Internet (IP).




"Quando olhámos para a oportunidade de mercado, compreendemos que uma relação mais forte entre a Cisco e a Ericsson poderia ajudar a acelerar o desenvolvimento de serviços lucrativos - beneficiando os nossos clientes, assim como ambas as empresas", referia John Chambers director executivo da Cisco num comunicado oficial conjunto.




A parceria terá por base a experiência em integração de sistemas da Ericsson e a liderança de mercado da Cisco no sector dos routers, avançam as empresas no comunicado, sem revelar muito mais detalhes. Em declarações à Reuters uma porta-voz da Cisco garantiu contudo não existir qualquer sobreposição de produtos entre as duas.




No comunicado é ainda referido que mediante o acordado haverá uma conjugação do portfólio do chamado softswitch da Ericsson e os routers e switches Cisco. O softswitches ajudam a encaminhar chamadas telefónicas móveis sobre redes de linha fixa, necessitando de menos espaço, consumindo menos energia e podendo ser aplicados mais rapidamente do que os actuais switches de circuito.




Nos últimos anos a Cisco estabeleceu idênticos acordos com outros fornecedores e companhias telefónicas. A parceria com a Ericsson surge cerca de um ano depois da Lucent ter anunciado uma parceria por três anos para a venda de equipamento de redes wireless da Cisco.




Notícias Relacionadas:

2003-12-30 - Perspectivas 2004 - Cisco espera crescimento da telefonia IP em 2004

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.