A Cisco Systems anunciou hoje um novo produto que combina numa mesma caixa mais de uma dezena de funcionalidades de gestão de redes e segurança, até agora dispersas em vários produtos. De acordo com a empresa, a nova aplicação foi desenvolvida com o objectivo de solucionar os problemas das empresas, limitadas no espaço disponível para muitos equipamentos nos seus data centers e melhorar a capacidade de prevenir ataques à rede, reagindo antes dessa altura e reduzindo a complexidade habitual dos sistemas com este tipo de protecção.



O Adaptive Security Appliance (ASA) 5500 Series tem como principais funções a detecção de intrusos, prevenção de ataques denial-of-service e protecção contra spyware e adware. Além destas, permite detectar quando um utilizador está a usar demasiada largura de banda, acedendo a sites peer-to-peer, ou aplicações de instant messaging, já que consegue monitorizar o tráfego da rede a um nível muito pormenorizado.



A aplicação permite ainda estabelecer uma segmentação dos utilizadores da rede e das aplicações acessíveis, através de serviços de virtualização e dá às empresas maior liberdade na concessão de acessos remotos à sua rede, vigiada de forma mais minuciosa, destaca a empresa.



As funcionalidades reunidas no Adaptive 5500 eram já comercializadas pela Cisco, que se inspirou em produtos como o PIX Security Appliance, o IPS 4200 Series ou o VPN 3000 Concentrator para desenvolver esta solução integrada.



De acordo com a Cisco, o novo produto, que pretende cobrir todos os segmentos do mercado desde PMEs até grandes empresas, deverá estar disponível para venda ainda durante o mês de Maio e irá custar entre 3.500 e 17.000 dólares. A nova série subdivide-se em vários produtos identificados como Cisco ASA 5510, Cisco ASA 5520 e Cisco ASA 5540.



A opção da Cisco em juntar funcionalidades num mesmo produto é uma estratégia também já experimentada pela concorrente Juniper Networks, mas pouco seguida pelos restantes competidores.



Já ontem a empresa americana tinha anunciado novos routers com funcionalidades wireless e serviços integrados, desenhados para assegurar ligações de banda larga mais seguras nas pequenas empresas.



As novas linhas, designadas pela empresa com os modelos 1800 e 800, serão colocadas no mercado com um conjunto de funcionalidades de segurança embutidas, onde se incluem encriptação para redes privadas virtuais e hardware de aceleração com suporte para vários protocolos de encriptação.



Notícias Relacionadas:

2004-03-23 - Cisco reforça portfólio na área de segurança pela segunda vez em duas semanas

2004-09-14 - Cisco lança nova linha de routers para gama baixa do mercado


2003-12-09 - Cisco junta-se a empresas de segurança para combater ataques às redes empresariais