A Claranet Portugal vai passar a disponibilizar um novo serviço de assistência remota a equipamentos, assente na tecnologia da fabricante dinamarquesa BifrostConnect, que passa a comercializar no âmbito de uma parceria anunciada esta segunda-feira.
A solução pode funcionar sobre ligações 4G, Wi-Fi ou LAN e integra duas componentes: uma unidade de hardware portátil, que serve de interface direto entre o equipamento a assistir e os técnicos de suporte remoto; e um serviço online encriptado, a partir do qual é feita a transmissão segura de dados, vídeo e comandos, diretamente para o computador dos técnicos.
Como frisou a Claranet em declarações ao SAPO TEK, a segurança é um dos pontos fortes do serviço, e como tal a “a solução permite que os acessos remotos a equipamentos e infraestruturas se efetuem em segurança e de forma encriptada”.
Na integração da oferta, a Claranet explica também que junta à tecnologia da BifrostConnect uma componente de serviços de assistência remota “assegurados por uma equipa de técnicos altamente especializados”.
Refere-se ainda, em comunicado, que o serviço contempla equipamentos associados a mais de uma dezena de áreas de negócio e indústrias, instalados num Workplace, em infraestruturas críticas, ou em equipamentos para a chamada Indústria 4.0. Pode, por exemplo, ser usada em equipamentos críticos instalados em salas técnicas e datacenters, ou em equipamentos com acesso menos frequente de forma remota, como máquinas de diagnóstico e de Raio-X.
Defesa e Cibersegurança, Robótica, Finanças, Energia, Transportes, Medicina, Farmacêuticas, Construção, Biotecnologia e Produção Industrial estão entre as áreas cobertas pela solução.
Entre as maiores vantagens deste tipo de soluções está o facto de contribuírem para reduzir significativamente a necessidade da deslocação de técnicos especializados ao local de intervenção nos equipamentos e, consequentemente, permitirem às empresas uma redução dos tempos de downtime e uma aceleração nos tempos de reparação de problemas em equipamentos críticos para a sua operação.
Ricardo Moreira, Managed Workplace Services Diretor da Claranet, explica que o serviço traz para a oferta da empresa uma forma de garantir “que as necessidades de assistência aos equipamentos mais críticos são salvaguardadas, com um simples acesso remoto por parte dos nossos técnicos altamente especializados”.
O serviço vem reforçar a oferta de Managed Workplace Services da Claranet, alargando as propostas de Global Service Desk e Desktop Management a ambientes e equipamentos críticos para as operações, refere a empresa. No que se refere à componente tecnológica, a solução é desenvolvida em modo Zero Trust by design.
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