A Claranet Portugal vai passar a disponibilizar um novo serviço de assistência remota a equipamentos, assente na tecnologia da fabricante dinamarquesa BifrostConnect, que passa a comercializar no âmbito de uma parceria anunciada esta segunda-feira.

A solução pode funcionar sobre ligações 4G, Wi-Fi ou LAN e integra duas componentes: uma unidade de hardware portátil, que serve de interface direto entre o equipamento a assistir e os técnicos de suporte remoto; e um serviço online encriptado, a partir do qual é feita a transmissão segura de dados, vídeo e comandos, diretamente para o computador dos técnicos.

Como frisou a Claranet em declarações ao SAPO TEK, a segurança é um dos pontos fortes do serviço, e como tal a “a solução permite que os acessos remotos a equipamentos e infraestruturas se efetuem em segurança e de forma encriptada”.

Na integração da oferta, a Claranet explica também que junta à tecnologia da BifrostConnect uma componente de serviços de assistência remota “assegurados por uma equipa de técnicos altamente especializados”.

Claranet conclui aquisição da OutScope Solutions, empresa especialista em soluções de TI
Claranet conclui aquisição da OutScope Solutions, empresa especialista em soluções de TI
Ver artigo

Refere-se ainda, em comunicado, que o serviço contempla equipamentos associados a mais de uma dezena de áreas de negócio e indústrias, instalados num Workplace, em infraestruturas críticas, ou em equipamentos para a chamada Indústria 4.0. Pode, por exemplo, ser usada em equipamentos críticos instalados em salas técnicas e datacenters, ou em equipamentos com acesso menos frequente de forma remota, como máquinas de diagnóstico e de Raio-X.

Defesa e Cibersegurança, Robótica, Finanças, Energia, Transportes, Medicina, Farmacêuticas, Construção, Biotecnologia e Produção Industrial estão entre as áreas cobertas pela solução.

Entre as maiores vantagens deste tipo de soluções está o facto de contribuírem para reduzir significativamente a necessidade da deslocação de técnicos especializados ao local de intervenção nos equipamentos e, consequentemente, permitirem às empresas uma redução dos tempos de downtime e uma aceleração nos tempos de reparação de problemas em equipamentos críticos para a sua operação.

Ricardo Moreira, Managed Workplace Services Diretor da Claranet, explica que o serviço traz para a oferta da empresa uma forma de garantir “que as necessidades de assistência aos equipamentos mais críticos são salvaguardadas, com um simples acesso remoto por parte dos nossos técnicos altamente especializados”.

O serviço vem reforçar a oferta de Managed Workplace Services da Claranet, alargando as propostas de Global Service Desk e Desktop Management a ambientes e equipamentos críticos para as operações, refere a empresa. No que se refere à componente tecnológica, a solução é desenvolvida em modo Zero Trust by design.