A Hewlett-Packard lançou ontem um novo programa designado Planet Partners e-Coupon com vista a encorajar e recompensar a reciclagem de equipamento informático antigo através da oferta de cupões de desconto de preço em novos produtos a clientes que se desfizerem de hardware velho através do serviço de reciclagem da companhia.



Para tal, os clientes apenas precisam de preencher um formulário online e pagar à HP o preço de recolha, transporte e reciclagem de material informático como computadores, impressoras, servidores ou scanners produzidos por qualquer fabricante. Os descontos abrangem novos produtos comercializados através do site de comércio electrónico hpshopping.com.



O custo do serviço varia entre os 17 e os 30 dólares, consoante o tamanho do equipamento a ser reciclado nas instalações da HP na Califórnia e no Tennesse. Os clientes irão receber "e-cupões" representando entre 20 a 50 dólares, dependendo da quantia que gastaram na reciclagem. Alguns executivos da companhia afirmaram que o programa irá ajudar a HP a determinar como deve lidar com o problema crescente do equipamento informático obsoleto.



De acordo com a organização não-lucrativa Silicon Valley Toxics Coalition, estima-se que 315 milhões de computadores se tornem obsoletos até 2004, só nos Estados Unidos. O programa será válido para todos os consumidores residentes nos EUA que utilizarem o serviço de reciclagem da HP desde o dia 1 de Fevereiro e irá continuar até ao dia 30 de Abril.


Notícias Relacionadas:

2003-01-14 - Dell, Gateway e HP criticadas por não serem mais activas na redução do lixo electrónico

2002-12-20 - Parlamento Europeu obriga fabricantes de impressoras a modificar características de cartuchos

2002-12-19 - Empresas de electrónica lançam plataforma pan-europeia de reciclagem

2001-05-22 - HP anuncia serviço de reciclagem