Chama-se Swiss Alp Watch Final Upgrade e é a mais recente obra de relojoaria da fabricante suíça H. Moser & Cie. Este relógio assume-se como uma sátira aos relógios inteligentes da atualidade, com um design em tudo semelhante ao Apple Watch. No entanto, trata-se de um relógio mecânico, com toda a precisão da arte suíça no tratamento das engrenagens. Mas o seu preço de 30.800 dólares permite comprar várias dezenas de relógios inteligentes da Apple.

E porque se chama Final Upgrade? A empresa já tinha produzido um modelo anterior, igualmente inspirado pelo smartwatch da maçã, colocado à venda por 24,900 dólares em 2016. A fabricante até utiliza o termo DLC, aplicado nos videojogos como conteúdos adicionais em formato digital, para explicar a atualização.

Em primeiro lugar foi adicionado um indicador circular no mostrador, inspirado pelos símbolos de Loading das aplicações que funciona como ponteiro dos segundos. O seu efeito dá-lhe um tom digital, como se o ecrã tivesse “encravado” no carregamento, à espera que alguma app ou widget apareça no ecrã. Não vai acontecer…

O segundo detalhe deste upgrade, e que certamente foi o motivo de o encarecer em quase 6.000 dólares, é que o ecrã foi feito em Vantablack. Trata-se de uma substância produzida à base de nanotubos de carbono, sendo considerada a mais negra que se conhece. Diz que consegue absorver 99,965% da luz, e em vez de ser refletida, fica a saltitar entre os nanotubos até ser convertida em calor. No website pode ler-se: “o ecrã dá a impressão de ser um buraco negro”.

O relógio pode ser encomendado no seu website oficial, apresentando outras características como a resistência à água até 3 metros e uma bateria de reserva para 96 horas, para não estar sempre a dar à corda manualmente.