O Codebits está de volta. Este ano, o concurso de programação promovido pelo Sapo terá lugar ainda durante o mês de Novembro, já a partir de dia 11 (quinta-feira), e muda-se para a Sala Tejo, no Parque das Nações.

Para aquela que é a 4ª edição da iniciativa, que se pretende afirmar como uma das principais montras de talentos nacionais e internacionais, foram já seleccionados 700 participantes, de entre os cerca de 1.500 programadores que responderam ao apelo. No que respeita aos workshops e debates, há também mais de 60 temas confirmados, adiantou a organização.

O evento, que se prolonga até dia 13 (sábado), vai permitir "testar em stands de exposição e demonstração algumas das últimas tendências móveis e da web", mas um dos pontos altos é sempre o concurso de programação - que dá aos participantes 24 horas para porem em prática toda a sua criatividade em engenho no uso da tecnologia.

No formato tradicionalmente usado, as propostas são depois apresentadas, em cerca de 90 segundos, e submetidas à votação dos presentes. Na edição do ano passado, os projectos apresentados incluíram desde propostas para melhorar o Mbnet da SIBS a jogos, aplicações vocacionadas para as redes sociais e variadas implementações em Android.

Organizada pelo quarto ano consecutivo, a iniciativa promete juntar programadores, entusiastas e empreendedores do mundo Web, em redor de workshops, concursos e entretenimento. Para quem não pode estar presente, é assegurada a transmissão online, em directo, no site do evento.