(Actualizada) O relógio não pára de contar minutos e horas para o fim da competição que domina o Codebits2010, desta vez realizado no Pavilhão Atlântico. Já passaram mais de 24 horas desde que o evento abriu portas e o ambiente continua a aquecer, notando-se mais integração entre os participantes, empenhados nas dezenas de apresentações realizadas em 4 palcos diferentes mas também no concurso que este ano se estende a 48 horas.

Entre os temas que subiram hoje ao palco a diversidade voltou a ser grande, e a linguagem bastante técnica, ao gosto e interesse dos cerca de 770 participantes que assentaram arraiais nos vários espaços criados dentro do Pavilhão.

É nas mesas de trabalho que se centra o desenvolvimento principal das ideias que giram pelo Codebits. Durante a tarde os membros do júri vão passando pelas mesas dos grupos inscritos para tomar conhecimento dos desenvolvimentos, mas o momento de dar provas é só amanhã, depois de 48 horas ininterruptas de código e brainstorm.

Para além do trabalho intenso há momentos de descontracção, recarregando baterias com uma sesta, hambúrgueres e bebidas energéticas ou café.

Há ainda muitos espaços de demonstração, onde os participantes podem tomar contacto com diferentes tecnologias, do novo telemóvel do SAPO, o a5, de que o TeK já falou, à Internet TV da Samsung, os jogos Kinect da Microsoft e os projectos criados nos Labs do SAPO.

Os jogos são uma atracção importante, recuperando um dos encantos das LAN parties. Este ano o SAPO conseguiu adicionar à zona de jogos uma área de máquinas “retro”.

Amiga, Spectrum e velharias Mac e PC trazem memórias antigas, pelo menos aos que já têm idade para ter jogado ou programado com estas primeiras máquinas.

Pedro Moura Pinheiro, um dos “culpados” pela criação deste espaço que reúne máquinas retiradas dos sótãos e arquivos mortos de muitos participantes de boa vontade, explica ao TeK a ideia e faz um roteiro pelos equipamentos mais marcantes deste espaço. Veja o vídeo que colamos abaixo.

Nota da Redacção: A notícia foi actualizada com a inclusão de um vídeo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.