A 23ª edição da Comdex Fall, em Las Vegas, está este ano recheada de promessas de maior portabilidade e de ligações Wireless. Ontem, o discurso de abertura de Bill Gates, presidente da Microsoft, tentou mostrar uma tendência optimista para a evolução da tecnologia que contraria o cepticismo do sector nos últimos tempos.




Porém, a mostrar a crise económica no sector das tecnologias, a Comdex está este ano mais pequena, tal como a maioria dos eventos de TICs um pouco em todo o mundo. Depois de em 2001 terem sido registados mais de 1.600 expositores, este ano a feira conta com menos de mil.




Entre as empresas presentes a aposta parece ser maioritariamente em aplicações e produtos de mobilidade, baseados em computadores portáteis ou de bolso e em soluções wireless. Novos equipamentos da HP e da Toshiba com capacidades de ligação Wi-Fi e Bluetooth, a estreia dos PDAs da Dell e diversos Media PC baseados no Windows Media Center da Microsoft são alguns dos anúncios esperados.




Ontem, Bill Gates mostrou que pensa que as pessoas estão a subestimar a inovação na indústria informática e que actualmente o centro de desenvolvimento já não é o computador pessoal mas sim a computação pessoal, com os computadores portáteis e outros gadgets a realizarem funções que tipicamente eram atribuídas a grandes sistemas.




Por isso, o presidente da Microsoft falou nos Smart Personal Objects Technology (SPOT), os objectos tradicionais transformados para realizarem tarefas mais inteligentes, como a caneta "inteligente" que pode copiar dados da Internet ou o despertador que por estar ligado à rede pode ajustar automaticamente a hora de acordo com a zona geográfica ou a mudança para horário de Inverno/Verão. Apresentada como uma iniciativa os Smart Personal Objects não têm ainda uma data de comercialização, embora alguns possam vir a ser colocados nas lojas no próximo ano.




Bill Gates mostrou ainda os Windows Powered Smart Displays, monitores portáteis, sem fios que podem ser usados em redes wireless e destacados do computador, sendo usados em qualquer lugar da casa. Os monitores sensíveis ao toque podem continuar a ser utilizados e servir ainda de superfície de escrita, mas não funcionam como computadores, ao contrário dos Tablet PC. Estes equipamentos deverão estar disponíveis em Janeiro.




Ainda hoje são esperados os discursos de Carly Fiorina, presidente da Hewlett-Packard, e de Scott McNealy, presidente da Sun Microsystems.



Notícias Relacionadas:

2001-11-12 - COMDEX Fall/2001 - Bill Gates aposta nos Tablet PCs para melhorar computadores