Uma proposta de gestão mais eficaz da energia eléctrica na alimentação dos computadores pessoais e servidores e redes sem fios mais rápidas e robustas são duas das apostas da Intel apresentadas ontem em Las Vegas. A empresas de semicondutores apresentou vários produtos para redes wireless e patrocinou ainda uma conferência em conjunto com a Agência norte-americana de protecção do ambiente sobre a adopção na indústria de computadores de métodos de poupança de energia eléctrica.



A Intel anunciou ontem que já está disponível uma suite de produtos para redes sem fios desenvolvida pela empresa e que se baseia no padrão industrial IEEE 802.11a - muito mais rápido e mais robusto na troca de dados entre dispositivos informáticos e redes.



Segundo o comunicado divulgado, "este equipamento vai permitir que as empresas e os utilizadores particulares acedam à Internet e a redes empresariais internas a uma velocidade cinco vezes mais elevada do que com os anteriores produtos sem fios.



A linha de produtos Intel PRO/Wireless 5000 LAN inclui o que uma pequena e média empresa necessita para implantar uma rede sem fios de alta velocidade, como pontos de acessos - hubs wireless -, adaptadores para PCs desktops e portáteis e software que permite uma fácil configuração.



A Intel também está a fornecer um adaptador mini-PCI para os fabricantes de computadores integrarem redes locais sem fios directamente nos PCs portáteis. É igualmente disponibilizado um kit opcional de expansão em modo duplo que permite que o novo ponto de acesso suporte redes que utilizam produtos baseados nos padrões 802.11a e IEEE 802.11b. A gama Intel PRO/Wireless 5000 LAN integra também o software PROSet que possibilita uma configuração e administração mais fácil de redes com e sem fios.



Este programa inclui também o software PRO/Wireless Adapter Switching e ferramentas de administração de redes e de energia de modo a ajudar os administradores de redes a simplificarem a sua implantação e a reduzirem os custos de formação. O Adapter Switching, desenvolvido pelos laboratórios da fabricante, possibilita que os utilizadores móveis alternem entre ligações a redes com e sem fios sem necessidade de voltarem a configurar ou reinicializarem o PC.



O ponto de acesso, o adaptador Card Bus para portáteis e o adaptador PCI para desktops da linha Intel PRO/Wireless 5000 LAN estão já disponíveis pelos preços recomendados de 449, 179 e 229 dólares (503, 200,7 e 256,8 euros ou 101, 40 e 52 contos), respectivamente. O adaptador mini-PCI para soluções embebidas também pode ser adquirido desde já, embora o preço varie consoante a quantidade que se adquirir.



Também no dia de ontem, a Intel e a Energy Star - um programa de eficiência da energia gerido pela Agência de Protecção Ambiental dos Estados Unidos que conta com o apoio do Departamento de Energia - organizarem uma mesa redonda sobre administração de energia e o seu impacto no sector tecnológico.



Durante o debate, quatro das maiores fabricantes mundiais de PC - Compaq, Dell, HP e IBM - demonstraram PCs equipados com o processador Pentium 4 da Intel e que cumprem os princípios Instantly Available PC (IAPC) da Intel, baseados em tecnologias que permitem que um computador reduza o seu consumo de energia entrando num modo suspenso no qual consome cinco ou menos watts - equivalente à quantidade de energia gasta por um video gravador quando não está em funcionamento. A Microsoft também participou no evento, tendo anunciado que o sistema operativo Windows XP cumpre as normas IAPC da Intel.



Segundo refere o comunicado divulgado, "a tecnologia em que se baseia as normas IAPC tem o potencial de fazer com que os consumidores e empresas possam poupar até 3,5 mil milhões de dólares (3,92 milhões de euros ou 786,7 milhões de contos) em 2010, se for implementada a nível mundial, em todos os computadores".



O evento que teve lugar ontem foi o primeiro de muitas actividades planeadas de modo a consciencializar as pessoas dos benefícios na poupança de energia dos princípios IAPC. A maior parte das grandes fabricantes de PCs estão actualmente a comercializar em todo o mundo computadores qe cumprem estas normas, como é o caso da Gateway, Fujitsu-Siemens, Acer e NEC, para além das companhias que participaram na mesa redonda.

Notícias Relacionadas:

2001-10-24 - Governo britânico avalia legalização de redes Ethernet comunitárias sem fios

2001-10-12 - Novos processadores da IBM vão consumir menos energia