A Symantec anuncia em comunicado que iniciou oito processos contra as empresas Acortech, mPlus, Logical Plus, SoftwareOutlets.com, Rowcal Distribution, Global Impact, Directron.com e eDirect Software, que, de acordo com a fabricante, distribuem versões contrafeitas do software de segurança da companhia norte-americana.



A empresa de soluções de segurança informática acusa as referidas empresas de fraude, competição ilegal, tráfico de material contrafeito, publicidade enganosa e infracção às normas de copyright vigentes no país.



Com estas acções a Symantec exige o pagamento de mais de 55 milhões de dólares pelos prejuízos que o comércio de soluções ilegais implicou na facturação da empresa.



Paralelamente, é exigida uma audição individual por cada empresa onde será exigida uma compensação por lucros perdidos, que pode variar entre os 4 milhões de dólares e os 10 milhões de dólares por cada acusação. A proibição de vendas de produtos Symantec, por parte destas empresas, e a retirada de todo o stock de material contrafeito são outras exigências da empresa.



A Symantec teve conhecimento da distribuição ilegal devido a uma investigação levada a cabo pela Brand Protection Task Force da empresa. No processo de auditoria foram testados produtos vendidos pelas companhias acusadas e analisadas queixas de clientes referentes às soluções pirateadas, nomeadamente o Norton SystemWorks, Norton AntiVirus, Norton Internet Security, pcAnywhere e o Symantec AntiVirus Small Business Edition.



Na maioria, as vendas dos produtos ilegais foram feitas online com as encomendas a chegarem aos clientes sem qualquer tipo de informação acerca dos produtos, embalagem oficial, código de activação das soluções ou qualquer outra característica que provasse que o software era autenticado.



Notícias Relacionadas:

2007-05-15 - Mais de 30% do software empresarial utilizado em 2006 é ilegal

2007-05-06 - Symantec questiona fiabilidade das ferramentas de segurança e gestão TI lançadas pela Microsoft

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.