A Comissão Europeia e a Microsoft chegaram a acordo sobre a denominação da versão Windows XP sem Media Player que a gigante da informática terá que comercializar na Europa, mediante as sanções a que ficou sujeita no caso antitrust.



Depois de nove sugestões de nome recusadas pelo executivo europeu - a primeira das quais Windows XP Reduced Media Edition -, a Microsoft opta agora pela proposta Windows XP Home Edition N ou Windows XP Professional Edition N, conforme a versão do sistema operativo.



Ao que tudo indica, esta última proposta partiu dos reguladores e foi aceite pela gigante da informática de modo a não atrasar mais o processo de venda da nova versão do Windows XP. Um porta-voz da Microsoft, citado pela imprensa internacional, salientou que a empresa já notificou a CE da sua decisão, apesar de ter algum receio que a denominação provoque confusão entre os utilizadores. "Tememos que cause confusão entre os consumidores que comprem o produto, mas adoptámos o nome proposto pela Comissão para avançar e acelerar o ritmo do processo de implementação".



As novas versões do Windows N estarão no mercado dentro de poucas semanas, embora os responsáveis da Microsoft não tenham avançado uma data específica.



A obrigação de colocar no mercado uma versão do Windows XP sem o seu leitor multimédia faz parte do conjunto de sanções impostas à gigante do software pela Comissão há um ano atrás por abuso de posição dominante. Além desta, o executivo europeu aplicou ainda uma multa recorde de 497 milhões de euros e exigiu à Microsoft que partilhasse mais informação acerca dos seus sistemas com a concorrência.



Notícias Relacionadas:

2005-01-31 - Microsoft aceita escolher novo nome para versão europeia do XP sem Media Player

2005-01-25 - Microsoft abdica de apelo da decisão judicial quanto a aplicação imediata de sanções

2004-03-24 - Comissão Europeia multa Microsoft em 497 milhões de euros