A Comissão Europeia admitiu em comunicado que está a investigar várias empresas fabricantes de chips SRAM (Static Random Access Memory), usados em registos de alta velocidade, caches ou pequenos bancos de memória.



Os visados têm as suas unidades de produção na Alemanha e mereceram a atenção das autoridades da concorrência europeias por suspeitas de práticas concertadas de preços, o que a verificar-se viola o artigo 81 do Tratado da Comissão Europeia.



No comunicado a instituição explica que as inspecções surpresa ocorreram no passado dia 11 de Outubro, em coordenação com as respectivas entidades reguladoras locais e que foram o primeiro passo de um processo de averiguações, que pode ter maior ou menor duração consoante a pertinência dos indícios da existência de um cartel no sector e a colaboração das empresas visadas. Para já não existe um deadline para a investigação em causa.



O mesmo documento sublinha que as visitas surpresa não podem no entanto ser consideradas um sinal de práticas anti-concorrenciais por parte das empresas visadas, que devem exercer o seu direito de defesa.



Notícias Relacionadas:

2003-03-24 - CE impõe taxa de 30 a 35 por cento no preço dos chips da Hynix