Há muitas teorias e contradições sobre a melhor forma de gerir a manutenção dos equipamentos eletrónicos, no que diz respeito às baterias. Por muito que a tecnologia avance, o desgaste das baterias é uma certeza, mas há cuidados que podemos ter para que durem um pouco mais. A especialista em reparações iFixit deixa algumas dicas importantes de como deve utilizar os equipamentos, sempre que possível.

Segundo a especialista, deverá manter o portátil com o nível de bateria entre os 40 e 80%. Sim, deverá manter um olho ao nível e desligar da tomada quando chega aos 80% e não quando está completamente cheia. É uma dica que requer alguma disciplina, mas que tem sido partilhada pelos especialistas para prolongar a vida das baterias de lítio. A explicação é que recarregar as baterias em extremos, do zero para 100% ajudam a desgastá-las, danificando-as entre os 300-500 ciclos, enquanto que carregado a 80% pode durar mais do dobro, entre os 850-1.500. Alguns dispositivos já têm mecanismos para controlar o tempo de carregamento ou a quantidade de energia, sempre que possível faça uso dos mesmos.

Um dos mitos deitados por terra é que os portáteis ligados permanentemente à corrente vão degastando lentamente as baterias. Isso não é bem verdade, porque atualmente os equipamentos quando atingem os 100% deixam de carregar, e a energia da tomada passa a alimentar diretamente o dispositivo, deixando a bateria a “descansar”.

Por outro lado, não é nada aconselhado deixar chegar a carga ao zero. Apenas deve chegar a 10% quando for a estreia de uma nova bateria, para ajudar o sistema a compreender os limites de carga da mesma.

tek baterias

No entanto, deverá ter atenção ao sobreaquecimento, sobretudo se estiver a fazer operações mais puxadas pelo dispositivo, como jogar ou um vídeo, assim como utilizá-lo ao sol. Quando quentes as baterias tendem a inchar e a alterar as suas composições químicas, perdendo as suas propriedades. Deverá manter o portátil em locais frescos, mas sobretudo, não obstruir as condutas de exaustão do calor. Um estudo mostrou que manter uma bateria a zero graus Celcius reteve 94% da sua capacidade de carga, ao passo que a 40 graus manteve 65%. Os especialistas apontam para até 30 graus Celsius, dentro do portátil, como a temperatura ideal de funcionamento.

Os especialistas aconselham os utilizadores a substituírem a bateria quando esta apresenta sintomas de não carregar acima dos 80%. O tempo de carregamento começa a ser mais demorado, e o mostrador do tempo restante de bateria deixa de ser tão eficaz, tornando-se mais difícil seguir quanto tempo o dispositivo se vai manter ligado. Daí até à deterioração completa da bateria será rápido.