Em resultado da aquisição da Giant, dada a conhecer ontem, a Microsoft anunciou que, dentro de um mês, terá disponível para os utilizadores do software Windows novas ferramentas para a remoção de spyware, baseadas nas soluções da empresa comprada.




Esta ferramenta, disponível para o Windows 2000 e versões posteriores do sistema operativo, será capaz de detectar spyware instalado no computador e posteriormente permitir ao utilizador apagar esses ficheiros. Poderá também impedir tentativas de instalação deste tipo de software que regista para terceiros os movimentos daqueles que navegam a partir do PC.




A Microsoft assinalou que planeia oferecer aplicações com base na tecnologia da Giant para proteger os PCs que utilizam o seu sistema operativo como um complemento à oferta de segurança disponível no Windows Service Pack 2. Logo, embora inicialmente a futura ferramenta de segurança seja gratuita, a gigante da informática não afasta a hipótese de vir a cobrar pelas versões seguintes. "Vamos estar a considerar a questão do modelo de preço e licenciamento", adiantou Mike Nash, um dos vice-presidentes da empresa, citado pela Associated Press.




"O spyware é um problema cada vez mais sério e os nossos clientes deixaram claro que querem que a Microsoft disponha de soluções efectivas", declarou o mesmo responsável. Saliente-se que o Internet Explorer, o browser da Microsoft, tem sido muito criticado nos últimos meses, pelas vulnerabilidades de segurança que possui e que permitem a entrada de vírus e outras ameaças informáticas.




Curiosamente, a aquisição da Giant pela Microsoft surgiu a par do anúncio da compra da Veritas Software pela Symantec (ver Notícias Relacionadas), que também decidiu reforçar o seu portfólio de segurança.




Notícias Relacionadas:

2004-12-17 - Symantec compra empresa especializada em soluções de recuperação de ficheiros

2004-12-13 - Novo browser da AOL baseado em Internet Explorer prometido para início de 2005


2004-11-24 - Falha de segurança pode contornar avisos de download no IE


2004-09-03 - Limpeza de spyware facilita instalação do Service Pack 2