Abriu hoje, na cidade de Setúbal, a primeira loja PCBox, um conceito franchisado que aposta na montagem de PCs "a la carte" nascido na vizinha Espanha e que a Solbi vai passar a representar em Portugal.



Com mais de 10 anos de existência, as lojas PCBox dirigem-se a um público jovem ou mais conhecedor que prefere montar ou actualizar o seu sistema informático. Ao dirigir-se a um espaço PCBox, o cliente terá à disposição todas as peças obrigatórias e elementos opcionais que podem caber num PC. A intenção é que o utilizador veja com atenção o que a loja tem para oferecer, analise as hipóteses que mais lhe atraem e os respectivos preços e teste o resultado final da combinação das suas escolhas.



Os clientes podem inclusive montar eles próprios o computador. É política das lojas PCBox reservar espaço físico para dar resposta a essa vontade, traduzida num género de gabinetes onde se disponibilizam as chaves e restantes ferramentas necessárias à acção. É sempre possível requerer a ajuda de um técnico.



A escolha da localização para esta loja mãe PCBox, num bairro habitacional quase à saída de Setúbal, poderá parecer estranha numa primeira análise, mas respeita ao conceito original. "Existem em Espanha mais de 90 lojas e nenhuma se situa perto das grandes superfícies comerciais", explicou Delfim Pires, director geral da Solbi. "Uma loja PCBox situa-se preferencialmente em zonas habitacionais, longe das áreas comerciais e junto a instituições de ensino", continuou o responsável acrescentando que os requisitos estão cumpridos na cidade sadina com a proximidade do Instituto Politécnico.



Esta primeira loja da Solbi será também a única detida em 100 por cento pela empresa que num regime de franchising pretende elevar a 25 o número de PCBox no país, um valor que se concluiu o mais acertado para um mercado como o português. "Estes dois, três primeiros meses servirão para testar e, se necessário, fazer pequenos ajustes ao modelo para depois o podermos propor aos nossos revendedores", indicou Delfim Pires em conferência de imprensa.



O responsável da Solbi acrescentou ainda que o negócio não será proposto a todos os revendedores que trabalham com a empresa, como é óbvio, mas a um grupo que se considere reunir as melhores condições nas áreas geográficas determinadas para acolherem as lojas.



Quanto ao investimento inicial necessário, a Solbi fala entre cerca de 36 mil ou 40 mil euros, para garantir a estrutura física da loja - o aluguer do espaço, a sua adaptação ao conceito, etc - e um "fundo de maneio" capaz de sustentar os primeiros meses de funcionamento, antes que se atinja o break even.



A empresa estima que o número total de lojas previstas para o mercado português esteja operacional no espaço de dois anos.



Em Espanha o modelo de negócio PCBox foi iniciado há 11 anos atrás, com a abertura de duas lojas em Alicante. Actualmente existem mais de 90 lojas espalhadas pelo território espanhol, que cobrem 70 por cento daquele mercado. Com a inauguração da PCBox de Setúbal, inaugurou-se também o processo de internacionalização do conceito, que será no próximo mês alargado à Itália e em finais de Novembro à Polónia.



Notícias Relacionadas:

2004-07-02 - Solbi abre hoje primeiro Outlet português de Informática e Electrónica

2004-04-22 - Lifetech representa nova aposta da Solbi numa marca que visa a exportação