O formato chinês concorrente ao Blu-ray está a ganhar cada vez maior dimensão e o mercado em questão já começou a receber os primeiros equipamentos que, segundo a imprensa internacional, custam cerca de 221,25 euros.

Com a entrada dos dispositivos os fabricantes TCL e Shinco esperam dinamizar o mercado vendendo "centenas de milhares de leitores", referiu um dos porta-vozes da China High-definition DVD Industry Association (CHDA) grupo que promove o CBHD, o formato de alta-definição.

De acordo com Lu Da, vice-director do Optical Memory National Engineering Research Center, a acompanhar o lançamento dos equipamentos foi anunciado o lançamento de pelo menos 100 filmes no formato chinês até ao final do ano, incluindo títulos de produtoras como a Warner Bros.

Tal como o Blu-ray, o CBDH utiliza laser azul de comprimento de onda inferior ao do laser vermelho utilizado na leitura de DVDs. A diferença está na estrutura do disco do CBDH, que é mais parecido à do DVD, e no preço dos mesmos, que oscilarão entre os 15 e os 30 euros.