
Segundo a Trend Micro, os computadores estão a receber uma nova variante do Conficker através de ligações a redes P2P. Trata-se do código WORM_DOWNAD.E que, no entender da empresa, é da família do malware Waledac, responsável por um dos botnets de maior expressão.
Paul Ferguson, da Trend Micro, explica que o componente é descarregado "sob a forma de dropper", uma sequência concebida para instalar malware no PC de uma forma não detectável. De acordo com o especialista, esta variante parece adaptar-se melhor á designação de rootkit, embora ainda não existam informações suficientes para concluir que tipo de código é este.
Ao que tudo indica, o ficheiro transferido tem como objectivo infectar outros PCs ligados à rede que ainda não tenham correcção da Microsoft instalada.
A nova variante dá ainda instruções para o vírus aceder, a 3 de Maio, a sites como MySpace, AOL, eBay e outros para garantir que a máquina infectada possui ligação a Internet e descarregar o segundo componente deste código. Alguns sites serão bloqueados, tal como já acontecia antes.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Os Sims: 25 anos a “simular a vida” em histórias curiosas sobre o amor e as birras -
App do dia
Mais de 10 mil espécies de pássaros identificados com a app Merlin e desafios todos os dias -
Site do dia
E que tal uma conversa com Cristiano Ronaldo, Elon Musk ou Gordon Ramsey? Há uma IA para isso -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários