
Pode ser mais uma partida de 1 de Abril, mas as empresas de segurança estão já a alertar os utilizadores para verificarem se os seus computadores estão infectados com o Conficker, que poderá voltar a atacar no Dia das Mentiras.
O worm que terá infectado mais de 3 milhões de PCs poderá "despertar" a 1 de Abril, com actividade mais intensa na criação de uma porta de entrada para hackers que desta forma podem explorar os computadores infectados para enviar spam, fazer ataques de Denial of Service e continuar a espalhar vírus.
O laboratório da Panda Security já identificou três variantes do Conficker (A, B e C), registando um aumento da actividade deste worm nos primeiros meses do ano. Segundo o PandaLabs, a variante tem oculta no seu código uma instrução específica para ser executada no dia 1 de Abril que irá fazer o download de uma actualização, cujo conteúdo ainda é desconhecido.
O Conficker.C cria uma botnet que poderá ser utilizada para ataques de larga escala, embora algumas empresas admitam que não é garantido que o ataque aconteça a 1 de Abril, como adiantam os investigadores da Sophos no blog da empresa. Os investigadores lembram ainda que o bom funcionamento de toda a infra-estrutura da Internet é essencial para que a rede de hackers que explora estas botnets continue a sua actividade.
Para se protegerem os utilizadores devem instalar as correcções de segurança disponibilizadas pela Microsoft, já que o Conficker explora uma falha corrigida em Outubro. É ainda recomendada a análise do PC com um software de anti virus, estando disponíveis várias ferramentas gratuitas que identificam e eliminam este worm.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários