(em atualização) Este é um dos perfis traçado pela Marktest como parte do seu Target Group Index (TGI) 2015, em que se analisa o comportamento dos consumidores e as tendências de consumo em Portugal, especificamente neste caso avaliando indicadores de compras eletrónicas, posse de devices e produtos adquiridos online.

Os resultados do estudo mostram que são perto de sete em cada 10 os portugueses que procuram estar a par dos desenvolvimentos tecnológicos, mais precisamente 5,893 milhões de portugueses, ou seja 68,8% da população com 15 e mais anos residente em Portugal Continental.

Dentro deste grupo, 88,5% têm computador em casa, 62,5% tem smartphone e 38,3% um tablet.

Aproximadamente cinco em cada 10 fizeram compras online no último ano (48,2%), embora apenas 14,2% o faça com uma regularidade mensal. Os telemóveis e respetivos acessórios (18,1%), artigos de vestuário (18%) e os bens electrónicos (16,9%) são os artigos mais procurados.

As transferências (19,7%), o cartão de crédito (17,1%) e o MBNet (16,4%) são os meios de pagamento mais usados nas compras feitas online.