A Microsoft anunciou algumas novidades que vão chegar nos próximos meses ao Copilot, sendo um dos principais destaques a expansão dos idiomas suportados pelo seu modelo de inteligência artificial generativo. Nos próximos meses vai começar a falar, responder e compreender, de forma fluente, mais 17 idiomas, onde se inclui o português (de Portugal).

As principais novidades chegam ao modelo empresarial, o Copilot para Microsoft 365, onde este vai aprofundar as experiências aos utilizadores e aumentar a integração com os dados da organização, sejam as grandes e pequenas empresas, ou simplesmente um utilizador que usa a ferramenta no seu trabalho diário. Estão previstas novidades para o Copilot no OneDrive, Stream e Forms, capaz de gerar resumos quando partilha ficheiros com os colegas de equipa.

Veja na galeria imagens das novidades do Copilot:

Para ajudar novos utilizadores a embarcarem na sua jornada de aprendizagem a trabalhar com o Copilot, a Microsoft reuniu uma série de recursos, vídeos de treino, prompts prontas a utilizar e até oferece inspiração. As melhores práticas, testemunhos de outros utilizadores e descobertas da equipa de investigação da Microsoft passam a estar reunidas no portal WorkLab.

Vai passar a ser possível partilhar prompts entre colegas, quando trabalham num projeto para apresentar a um cliente, permitindo poupar tempo com as tarefas em mãos, aumentando a produtividade coletiva, além de encorajar a sua adoção. A funcionalidade vai chegar durante o verão.

A aplicação mobile Microsoft 365 passa agora também a ter o Copilot, incluindo as apps do Word e PowerPoint. Pode criar sumários de documentos, fazer traduções, explicar ou fazer perguntas. Os utilizadores podem começar a gerar conteúdos baseados nos trabalhos, ideias e outra informação disponível.

A chegada do Copilot ao Forms, ainda durante este mês de março, vai ajudar a criar sondagens, inquéritos e formulários, simplificando os processos, garantindo poupança de tempo. O Copilot terá a capacidade para gerar questões relevantes e sugestões, vai adicionar detalhes extra, editar texto e remover conteúdo. Pode depois personalizar a imagem de fundo ou escolher os temas e estilos disponíveis.

Novidades Copilot março 2024

A introdução do Copilot no OneDrive vai ajudar os utilizadores a extrair a informação mais rapidamente dos ficheiros. Numa primeira fase, a IA chega à experiência web e vai oferecer formas intuitivas de interagir com os documentos, apresentações, folhas de cálculo e outros ficheiros. Imagine que precisa de um determinado documento e não o encontra. Através de linguagem natural pode perguntar com base na informação que a IA encontra o respetivo documento. Da mesma que o Copilot cria sumários dos ficheiros, permitindo dar uma olhada mesmo antes de os abrir. A funcionalidade chega no final de abril.

Ainda no que diz respeito a resumos, quando partilha documentos com colegas, o Copilot vai ajudar a dar contexto aos mesmos. A Microsoft diz que a partilha destes sumários ajuda a priorizar o trabalho, além de envolver a equipa. A partilha de sumários estará ainda disponível em março, no Word para a web, seja a partir da aplicação desktop ou na app mobile prevista para o fim do ano.

No final de abril, os sumários vão chegar ao vídeo, na introdução do Copilot no Microsoft Stream. Sejam reuniões do grupo de trabalho, uma palestra de equipa, uma demonstração de produto, tutoriais, etc. Através da IA, vai poder ter um sumário do vídeo em poucos segundos.

A ferramenta de email Outlook também vai receber no final de março o Copilot para ajudar a criar rascunhos, sumários ou sugestões. Os sumários já estão disponíveis para a ferramenta clássica do Outlook, mas em breve os rascunhos e sugestões vão ser adicionados. O Teams também já foi atualizado com a nova experiência Copilot, adicionando novas opções. Os sumários ou listas de tópicos das conversas são algumas das opções possíveis. Todas as novidades que estão a chegar ao Copilot podem ser consultadas no blog da Microsoft.