O Corel WorldPerfect Office vai passar a suportar ficheiros baseados nos formatos Open Document Format (ODF) e no Microsoft Office Open XML. A Corel garante que dar início ao suporte dos dois formatos é o primeiro passo numa estratégia de neutralidade a este nível, que pretende continuar a desenvolver.



Em comunicado, a empresa explica que ao longo do ano vai também disponibilizar um conjunto de novas funcionalidades para ambos os formatos. O ODF representa a escolha de muitos clientes, sobretudo em sectores como a Administração Pública, que em muitos países está empenhada na adopção dos formatos abertos.


O formato escolhido pela Microsoft tem à partida uma elevada massa crítica. Tendo nascido proprietário, o Open XML é hoje também um formato aberto, cujo código foi disponibilizado pela Microsoft mas com pouca adesão por parte da comunidade de desenvolvimento, uma situação que o início da comercialização do Office 2007 pode mudar.



A Corel apoiava já um conjunto de formatos proprietários onde se incluíam o PDF e o formato binário para o Microsoft Office e é o único formato a permitir a edição, importação e exportação de documentos em PDF. Desde 1999 que permite a publicação em XML.



Recorde-se que ainda recentemente foi anunciada uma funcionalidade que permite traduzir ficheiros de textos em formato ODF para Open XML. A iniciativa surgiu do trabalho conjunto entre Microsoft e ODF Alliance e mostra a necessidade de garantir a comunicação entre os diversos formatos.



A Corel é membro da OASIS e da ODF Alliance e membro activo no desenvolvimento do formato ODF.



Segundo comunicado pela empresa, a abertura, visualização e edição para Open XML e ODF vai ser possível a partir de meados do ano.



Notícias Relacionadas:

2007-02-02 - Microsoft disponibiliza ferramenta de conversão de ficheiros ODF