Conhecidos pela sua rebeldia e capacidade de espalhar o caos por onde passam, os famosos Rabbids da Ubisoft estão a ser utilizados num jogo com objetivos nobres: ensinar os jovens a programar. Trata-se de Rabbids Coding!, um jogo que pretende ajudar os mais novos a compreender melhor o mundo digital, numa experiência educacional com ferramentas que lhes permitirá aprender código.

Tudo isso é remetido ao contexto dos jogadores terem de limpar uma nave espacial que está num caos devido à presença dos coelhos tresloucados. Para tal é possível dar instruções simples a um Rabbid com um dispositivo de controlo da mente, ou simplesmente, colocar salsichas no seu caminho.

tek rabbids

Obviamente que para interagir não é necessário ter qualquer conhecimento de programação, o que se pretende é que os jogadores mais novos arrastem instruções simples do menu, para serem colocados no sítio certo, sendo depois testados os efeitos com um botão de “play”. Caso os resultados obtidos não forem aqueles que estavam à espera, é possível modificar e corrigir, testando novamente. Eis os princípios da programação… O objetivo final de cada nível passa por conseguir obter os resultados pedidos com o menor número de instruções possível.

O jogo foi desenhado para tornar os jovens jogadores autónomos, aprenderem noções de código sem a supervisão ou instruções de um professor. A ideia é dar independência aos estudantes de aprenderem ao seu próprio ritmo, em qualquer idade. E depois de superarem os desafios básicos, terão acesso a um ambiente aberto em formato sandbox, permitindo explorar e completar os objetivos como entenderem.

Rabbids Coding! já está disponível gratuitamente na loja online da editora, Uplay, na esperança de ver estas ferramentas nas salas de aula das escolas em todo o mundo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.