Recebeu um SMS com informação sobre uma encomenda perdida ou a indicação de que tem uma mensagem de voz? Não clique no link!

O CERT.pt, do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) emitiu hoje um alerta para uma campanha maliciosa que está a decorrer e que usa o malware FluBot para infetar os smartphones e tablets Android. Os hackers enviam uma mensagem curta de texto, alertando para uma encomenda perdida ou uma mensagem de correio de voz, e indicando um link que na verdade não remete para nenhuma destas questões.

"É um esquema que instalará uma aplicação maliciosa no sistema Android com o objetivo de roubar dados bancários", avisa o serviço que coordena a resposta a incidentes no ciberespaço nacional.

alerta cert-pt
créditos: CNCS

Na mesma comunicação o CERT.pt recorda que nunca deve instalar aplicações cuja origem não seja conhecida.

As campanhas de phishing, que procuram simular situações comuns encaminhando os utilizadores para sites ou aplicações maliciosas, têm-se tornado cada vez mais comuns. Com o aumento de compras online também os ataques que simulam mensagens - de SMS ou email - sobre encomendas para levantar ou taxas para pagar, têm também crescido, expondo os utilizadores mais incautos aos perigos de instalar aplicações ou de seguir para dados onde são descarregados trojans ou é pedida informação de autenticação que depois é usada para aceder a contas bancárias.

Desde o início do ano as queixas por phishing com cartões de crédito aumentaram 130%, segundo o Portal da Queixa.