A Dell vai continuar a oferecer suporte ao Windows XP após a data anunciada pela Microsoft para a descontinuação do sistema operativo (30 de Junho deste ano). A medida da fabricante foi anunciada logo após Steve Ballmer, CEO da Microsoft, afirmar que a software house estava a reconsiderar a permanência do XP no mercado.



De acordo com a imprensa norte-americana, a Dell irá aproveitar uma opção de licenciamento do Vista Business e do Vista Ultimate que permite aos fabricantes o fornecimento do XP sob licenças Vista, aquilo a que a Microsoft denomina de "downgrade license". A mesma estratégia será igualmente utilizada pela Lenovo e HP, que desta forma garantem o suporte ao XP até, pelo menos, 2010.



No fundo, os utilizadores acabam por comprar uma licença Vista que pode ser aplicada ao XP e, do lado da Microsoft, a transacção conta como uma venda do Vista.



A Dell informou ainda que vai pré-instalar o XP Professional como versão de downgrade numa variedade de computadores portáteis e PCs e incluirá nas caixas dos equipamentos um DVD com o CD de instalação do Window Vista, para que os utilizadores possam instalar mais tarde o Vista por cima do XP sob a mesma licença.



Notícias Relacionadas:

2008-04-24 - Ballmer admite reconsiderar data de retirada do XP do mercado