A Dell apresentou três novos dispositivos: o híbrido XPS 12 e os refrescados portáteis XPS 13 e XPS 15. A tecnológica norte-americana continua assim a apostar nesta linha que lhe tem rendido boas críticas da imprensa especializada e também dos consumidores.

Os modelos XPS 13 e XPS 15 mantêm o perfil delgado e um baixo peso, a mesma construção em alumínio e fibra de carbono, assim como o ecrã InfinityEdge - quase não existe espaço entre a moldura e o painel propriamente dito.

O que esta tecnologia de ecrã permite é ter telas generosas em computadores que parecem de categorias inferiores, isto é, o XPS com ecrã de 13 polegadas tem um tamanho semelhante ao de um portátil convencional de 11 polegadas, enquanto o XPS 15 tem agora mais o tamanho de um portátil de 14 polegadas.

As maiores diferenças nestes equipamentos estão nas especificações técnicas. Os processadores são Intel Core ‘Skylake’, a mais recente geração, a memória RAM pode ir até aos 16GB e o armazenamento pode chegar a 1TB. No caso do XPS 15 o consumidor pode ainda optar por um ecrã Ultra HD, sendo que a versão XPS 13 está ‘limitada’ à resolução de 3.200x1.800 píxeis.

Os dois portáteis são ainda portentos de autonomia: o Dell XPS 13 aguenta até 18 horas num única carga, enquanto o Dell XPS 15 consegue ficar longe das tomadas elétricas durante 16 horas. O preço dos portáteis começa nos 799 e 999 dólares respetivamente, o equivalente a 710 e 885 euros.

Mas a maior novidade é o tablet XPS 12, mais uma resposta das marcas à linha Surface da Microsoft.

O tablet de 12,5 polegadas pode ser acoplado a um teclado e não existem ‘presilhas’ entre as partes: o utilizador só precisa de largar o ecrã no caixilho que existe na base do híbrido e quando quiser o modo tablet, puxar de novo. O ecrã - para o bem e para o mal - acaba por ficar sempre numa posição de 90º relativamente ao teclado.

O XPS 12 pode ser comprado em versão Full HD ou Ultra HD, com processador Intel Core M5, 8GB de RAM, 128 ou 256GB de armazenamento. O preço começa nos 999 dólares, cerca de 885 euros.