A Dell anunciou ontem que irá romper o acordo que havia assinado com a UNICOR para o desmantelamento e reciclagem das suas máquinas usadas, noticiou a agência Reuters. Este anúncio surge na mesma semana em que foi conhecido um relatório da associação ambientalista Silicon Valley Toxics Coalition que detectou falhas graves no tratamento do lixo informático por parte da empresa.



Para proceder agora à reciclagem dos seus equipamentos a Dell anunciou ter já contratado duas novas empresas, a Resource Concepts (RC) e a Image Microsystems (IM). Em declarações à imprensa, citadas pela Reuters, a empresa anunciou que para a realização das tarefas de reciclagem tanto a RC como a IM concordaram em vários pressupostos seus, como o respeito pelas normas de orientação internacional de Segurança no Local de Trabalho.



Recorde-se que esta resolução surge na mesma semana em que a associação ambientalista Silicon Valley Toxics Coalition publicou um relatório em que criticava a Dell por considerar que a firma utilizava sistemas de reciclagem primitivos que punham em perigo a saúde pública. A empresa que mantinha o contrato com a Dell era a UNICOR, que usava mão-de-obra prisional, não especializada, e que aparentemente não assegurava a protecção das condições necessárias para não expor os trabalhadores aos resíduos tóxicos.



Apesar disto, Bryant Hilton, porta-voz da Dell, afirmou que a rescisão e anúncio das novas parcerias da Dell não está relacionada com a divulgação do referido relatório.



Notícias Relacionadas:

2003-06-27 - Sistema de reciclagem da Dell criticado por grupo de ambientalistas