O Autonomous Vehicle Mobility-on-Demand (AVMD) é um programa que está a ser desenvolvido pelas Autoridades de Transportes Terrestres de Singapura (LTA) que recebeu recentemente um parceiro de peso: a Delphi foi a empresa escolhida para fornecer a tecnologia e os serviços assentes na cloud que vão servir de base a este conceito de condução automatizada.

Pode ler-se em comunicado que a empresa foi selecionada pelas “provas dadas e avançadas na área da segurança”, pelo que irá estabelecer um projeto-piloto num dos parques de negócios da zona ocidental da cidade. Trata-se de um serviço de mobilidade on demand em que uma frota de veículos autónomos circulará a baixa velocidade em ambiente urbano, sem o apoio de condutores e apenas entre pontos pré-definidos.

O circuito em causa tem um raio de 6,4 km, aproximadamente, dividido em três rotas distintas, e em circulação estarão viaturas Audi SQ5s equipadas com as tecnologias que normalmente caracterizam os carros autónomos, entre câmaras, radares, sensores e demais computadores, diz a Delphi.

Existe até a possibilidade de remover elementos do automóvel como o volante, por exemplo, para providenciar mais espaço no interior e facilitar a entrada e saída dos passageiros que solicitarem este serviço de transporte.

A Delphi integra este novo sistema no seu programa de desenvolvimento de tecnologia de apoio a carros autónomos e faz assim parceria com a Iniciativa de Veículos Autónomos de Singapura (SAVI), que desde 2014 efetua pesquisa e testes na área. O objetivo principal passa por encontrar uma solução de condução automatizada que seja capaz de levar os utilizadores de casa para o trabalho de forma mais eficiente e em ambientes com forte concentração de tráfego.

A Delphi contribui para o projeto com tecnologias assentes na cloud e também com um bloco que serve de base a um automóvel autónomo, incluindo sensores, software e correspondente distribuição elétrica. O programa LTA de Singapura decorre durante três anos a partir de agora e espera-se que o serviço passe a estar operacional e à disposição do público em geral em 2020.