O Demailer, a ferramenta de correio electrónico da Make it Simple, especialmente concebido para utilizadores do gestor de email Lotus Notes e Domino, pode ser usado para efectuar a retracção de emails, através da Internet. O Demailer requer a devolução dos emails enviados para o servidor de correio dos destinatários. Este pedido é cumprido, sem se verificar o aviso prévio do receptor.


A operação realizada pelo Demailer, junto dos utilizadores daqueles programas de gestão de emails da Lotus, causou celeuma na semana passada, junto dos defensores da privacidade e das leis de protecção de dados, no Reino Unido, devido a notícia veículada pela ZDnet inglesa.


A propósito das acusações trazidas a público, através daquela notícia, publicada na passada sexta-feira (e retirada da edição na mesma noite), que erroneamente atribuía o fabrico do DeMailer à IBM/Lotus, o TeK contactou a Make it Simple, a empresa inglesa fabricante daquela aplicação.


Este plug in desenvolvido pela empresa Make it Simple para o gestor de correio electrónico da IBM Lotus, permite que um utilizador possa pedir a devolução de qualquer mensagem enviada por erro para qualquer mailbox ou mailing list, desde que esta não seja lida ou pré-visualizada, sem haver qualquer tipo de notificação do receptor da mensagem.


O servidor Lotus Domino só agora é que conta com este novo serviço do Demailer, que pode concretizar a retracção de mails no seio das organizações, nas Intranets e via Internet acedendo a fornecedores e clientes.


Segundo Perry Carroll, director de soluções de negócio da Make it Simple, "essa ferramenta apenas opera quando o emissor e o recipiente da mensagem são ambos sistemas configurados com o Lotus Notes ou o Domino. Além disso, qualquer pessoa pode desactivar a opção, que permite que esta ferramenta opere e identifique os mails do servidor".


Acerca do facto deste software violar, de alguma forma, a legislação inglesa, David Clancy, oficial de política estratégica da Comissão de Informação, referiu, em resposta à carta enviada pela Make it Simple, à qual o TeK teve acesso, que pelo facto do Demailer retirar apenas os emails não lidos do servidor e não da caixa pessoal e individual de cada computador, "isto parece não constituir violação do Data Protection Act 1998".

Aquele responsável conclui a missiva, acrescentando que se porventura os emails são retirados de algum ponto após o servidor, então aconselha a Make it Simple a procurar conselho sobre a sua compatibilidade consultando o Regulation of Investigatory Powers Act 2000 (RIPA).


O conjunto de regras de intercepção de emails, publicadas pelo Regulation of Investigatory Powers Act 2000 (RIPA), um diploma legal que regula a intercepção das comunicações, abrange as mudanças tecnológicas como o crescimento da Internet, as técnicas de intrusão e as formas de combate às ameaças da encriptação, entre outras matérias relacionadas.


"Se a retracção de emails não fosse permitida, então a Microsoft e o grupo de fabricantes de sistemas de mensagens, não incluiam há anos esta característica como parte integrante do seu software de messaging", sustentou Perry Carroll.


O preço do Demailer (só está disponível através do site da Make it Simple) ronda os vinte dólares (cerca de 4.500$ ou 23 euros) por posto de trabalho, preço este que inclui dois anos de suporte telefónico e apoio de instalação que poderá ser concretizada por administrador de rede ou consultores de Lotus Domino. Embora a fabricante insista em verificar a implementação em todas empresas que contratarem o serviço, tendo essa avaliação também um custo adicional.



A Make it Simple é parceira de negócio da IBM/Lotus e tem entre os seus clientes a Phillips Petroleum, BP, Reuters, Lotus Education e o The Independent Newspaper.

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