O Gabinete de Oceanografia Naval dos Estados Unidos (NAVOCEANO) adquiriu recentemente um supercomputador e-server p690 da IBM, considerado actualmente como a terceira máquina mais poderosa deste tipo de sistemas informáticos, sendo conhecido pelo nome de Blue Ocean.



O Blue Ocean destina-se a modelar o comportamento dos oceanos e a realizar investigações básicas com vista ao desenvolvimento de uma vacina efectiva contra a malária e outras doenças infecciosas.



Constituindo a máquina mais poderosa do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, este supercomputador irá ajudar os cientistas a obter o modelo mais detalhado do mundo das ondas dos oceanos, correntes e temperaturas, contribuindo ainda para outras pesquisas e iniciativas de desenvolvimento importantes daquele organismo do governo norte-americano



Custando cerca de 15 milhões de dólares (15,55 milhões de euros), o Blue Ocean - que será instalado e mantido pela Northrop Grumman Information Technology - irá processar mais de seis triliões de cálculos por segundo ou seis teraflops, alcançando metade do desempenho do ASCI White, até recentemente o maior supercomputador, que apresentava um custo de 110 milhões de dólares (114 milhões de euros) há alguns anos atrás.



Este supercomputador adquirido pelo NAVOCEANO integra 37 servidores p690 da IBM com 1,184 processadores POWER4, 1,5 Terabytes de memória e cerca de 20 Terabytes de capacidade de armazenamento de dados, disponibilizada pelo TotalStorage 7133 Serial Disk System.



O simulador da Terra construído pela NEC, que ocupa o primeiro lugar na lista dos 500 maiores supercomputadores do mundo, pode efectuar 41 triliões de cálculos por segundo, no máximo. A IBM também revelou que vendeu um supercomputador capaz de realizar 4 triliões de cálculos por segundo, tendo sido dividido em dois clusters.


Notícias Relacionadas:

2001-11-11 - IBM vai construir segundo supercomputador Blue Gene

2001-08-17 - Supercomputador mais rápido do mundo dedicado a simulação nuclear

2001-07-31 - Supercomputador inglês pode revelar segredos do Universo

2001-07-23 - IBM vai construir super computador capaz de executar 4 biliões de cálculos por segundo

2001-06-21 - IBM continua a dominar nos supercomputadores

2000-12-18 - Supercomputador da IBM ajuda a descodificar Genoma

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.