O campeão de xadrex Garry Kasparov concordou com um empate no último jogo da série "Homem contra Máquina" com o programa informático de xadrez Deep Junior desenvolvida por uma equipa de israelitas, informou a Associated Press.



O embate composto por seis partidas acabou num resultado de três a três, segundo aprovação da Federação Mundial de Xadrez. "Hoje tinha um objectivo: não perder", afirmou Kasparov depois da final realizada sexta-feira em Nova Iorque. "E um empate foi um bom resultado."



Kasparov ocupou quase todo o período de jogo uma posição superior mas ofereceu um empate na vigésima terceira jogada. O software Deep Junior rejeitou inicialmente a oferta, mas cinco jogadas depois acabou por apresentar o seu próprio empate, acordo que Kasparov aceitou imediatamente.



O jogador de origem russa defendeu que jogou melhor que o Deep Junior no jogo decisivo e que teria pressionado para obter a vitória se tivesse numa posição semelhante contra um oponente humano. Mas teve receio que mesmo um pequeno engano fosse gravemente punido pelo programa.



Considerado o número um do mundo em xadrez pela Federação Mundial de Xadrez, Kasparov anunciou no mês passado que iria defrontar o Deep Junior, um computador criado por dois programadores israelitas e que ganhou a outros 18 programas numa competição mundial realizada no Verão passado.



Conhecido por ter sido derrotado pelo computador Deep Blue da IBM em 1997, Kasparov recebeu 500 mil dólares da Federação Mundial de Xadrez apenas por jogar esta série e teria recebido mais 300 mil dólares caso tivesse ganho. O jogador de 39 anos alcançou o estatuto de estrela no mundo do xadrez em 1976, quando se tornou o campeão de júniores da ex-União Soviética.



Desde 1984 que lidera o ranking mundial baseado num sistema de pontos, apesar de ter sofrido algumas derrotas ocasionais contra humanos. O Deep Junior, capaz de processar três milhões de jogadas de xadrez por segundo, já ganhou por três vezes o campeonato mundial de xadrez, não perdendo com um humano há mais de dois anos.


Notícias Relacionadas:

2003-02-01 - Computador Deep Junior ganha a Kasparov em jogo de xadrez

2000-08-29 - Deep Blue atinge estatuto de celebridade

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.