A BitDefender emitiu um alerta onde dá conta da existência de um troiano que se aproveita da tecnologia de DRM adoptada pela Sony na protecção dos CDs da sua editora discográfica para se esconder e deixar os PCs vulneráveis a terceiros. O sistema anti-cópia utilizado pela BMG já estava no centro de uma grande polémica internacional devido aos problemas de privacidade que levanta. Nos EUA decorre desde a semana passada o primeiro processo judicial contra a empresa.



Ao que indica a imprensa internacional, em meados de Junho a Sony terá começado a vender alguns CDs com o sistema anti-cópia XCP (Extended Copyright Protection) onde se inclui um elemento denominado rootkit que ao instalar-se no computador limita a sua capacidade normal e actua como software espião, já que envia informação para o exterior acerca dos hábitos do utilizador.



A Sony BMG - que não divulgou a lista detalhada das gravações protegidas nem o nome dos países onde foram distribuídas - introduziu este elemento dentro de uma estratégia de Digital Right Managament (DRM) de modo a tentar controlar a pirataria e o número de cópias privadas que se fazem.



O software da Sony instala-se automaticamente no computador bastando apenas para tal a reprodução dos CDs e sem um aviso explícito para o utilizador. O dispositivo deveria actuar a partir de um determinado número de cópias, mas na realidade destabiliza o sistema e prejudica o seu funcionamento e nomeadamente o colapso do mesmo se se tentar eliminar o rootkit.



Mark Russinovich, o informático que descobriu o caso, citado pela Reuters, confirmou que o dispositivo da Sony funciona como espião, já que "envia informação aos servidores da Sony acerca do endereço IP do utilizador e das músicas que ouve". As críticas iniciais ao dispositivo estendem-se também ao patch publicado pela BMG a partir do seu site e que supostamente deveria servir para eliminar o rootkit, mas que segundo Russinovich, pode conduzir à ruptura do sistema.


Notícias Relacionadas:

2005-05-31 - Sony mantém estratégia de protecção de cópia de CDs

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.