O Dia Mundial da Propriedade Industrial e Intelectual está a ser assinalado em Espanha com "eclipses" online. Com a adesão à iniciativa, as várias empresas participantes e as associações promotoras querem chamar a atenção para a importância das marcas e para os produtos e serviços que lhes estão associados.

No âmbito da campanha, empresas como a Adidas, a Levi's, a Converse, a Famosa ou a L'Oréal, num total de 180, exibem nas suas páginas, entre as nove da manhã e as oito da noite, um banner que mostra um eclipse e onde se refere "Hoje, Dia Mundial da Propriedade Intelectual e Industrial, marcas de muitos sectores uniram-se para contar-te algo que nem sempre está à vista desarmada".

Clicável, este anúncio remete para o site Marcas tu futuro, onde à volta do eclipse orbitam vários planetas, a partir dos quais os internautas poderão conhecer o impacto positivo que estas empresas têm em diferentes quadrantes da economia, nomeadamente ao nível dos impostos, exportações e internacionalização, sem esquecer a criatividade e a inovação.

"Da maneira como estão as coisas, temos de defender o valor das marcas", salienta Álvaro Otal, da Asociación Nacional de Centrales de Compra (ANCECO), uma das entidades promotoras, citado pelo El País. "O objetivo é consciencializar o consumidor, assinalando que deverá ter presente tudo o que há por detrás da aquisição de um produto".

Em Portugal o INPI, entidade que gere o registo de marcas e patentes, assinala a data tornando o registo online gratuito durante o dia de hoje. Ao contrário de outros anos, em 2012 não foram divulgadas quaisquer ações conjuntas neste âmbito.

Uma outra iniciativa apresentada a partir do site, cuja realização coincide com o dia de hoje, é uma tertúlia dedicada ao tema "PI e o Cloud Computing" organizada no âmbito da edição de 2012 do IPBC - Intellectual Property Business Congress, que tem lugar nas instalações da Escola de Direito da Universidade do Minho, pelas 18 horas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé