A Porto Editora tem disponíveis para download, a partir da App Store, uma versão mobile da sua Diciopédia e dez dicionários para o iPhone. Os mesmos conteúdos conhecerão, muito em breve, "edições" específicas para o iPad.



A versão móvel da enciclopédia é gratuita e "centrada nos conteúdos textuais, deixando de fora os habituais módulos e recursos multimédia, como imagens, vídeos ou áudio", indica a empresa.



A Porto Editora explica que a Diciopédia para iPhone inclui mais de 25 mil entradas enciclopédicas, a que se acrescentam as entradas do Dicionário da Língua Portuguesa (aAO-dAO, antes Acordo Ortográfico - depois Acordo Ortográfico), que também pode ser descarregado em separado e de forma gratuita.



Já os utilizadores do iPad terão disponível uma versão própria destes produtos "daqui a um mês", embora os conteúdos criados para o smartphone sejam compatíveis com o tablet, assegura a fabricante.



Além da Diciopédia móvel, está igualmente disponível, para venda, na App Store um conjunto de 10 dicionários e que inclui os de Português aAO e dAO e oito dicionários bilingues, de inglês, francês, alemão e espanhol. O dicionário de português é gratuito e os restantes custam 4,99 euros cada.



A Porto Editora é, desta forma, a mais recente empresa portuguesa a anunciar conteúdos específicos para os dispositivos da Apple, num grupo de que também já fazem parte a Practicalproject, a Priberam, a bitrzr ou a Biodroid, entre outras.