Durante a segunda quinzena deste mês chega ao mercado a edição 2005 da Diciopédia, o produto multimédia "estrela" da Porto Editora. A nova versão, a oitava desde o seu surgimento, actualiza a informação de produtos anteriores e, como habitualmente, acrescenta funcionalidades e conteúdos.



Depois de ter vendido "muito mais de 40 mil unidades" da edição de 2004 a expectativa para este ano é de voltar a superar este número, segundo afirmação de José António Teixeira, administrador da Porto Editora, na conferência de imprensa de apresentação do produto. O mesmo responsável salientou que a Porto Editora pretende continuar a investir na área multimédia off e online, assumindo os riscos inerentes mas sempre numa perspectiva a médio e longo prazo.



Na edição de 2005 o investimento elevou-se a 800 mil euros e o presidente da empresa espera que as vendas permitam manter a Diciopédia no top dos produtos multimédia mais vendidos em Portugal.



A nova versão da Diciopédia estará disponível em suporte DVD ROM e 5 CD-ROMs pelo preços de 49,99 euros, o nível de preço que a empresa mantém desde 1997 segundo Rui Pacheco, director do Centro de Multimédia da Porto Editora.



Apesar do elevado volume de informação, que justifica os cinco CD-ROMs, a aposta neste suporte continua a justificar-se, de acordo com os responsáveis da empresa, uma vez que ainda existem utilizadores sem sistemas informáticos que integrem leitores de DVD. No entanto, este ano prevê-se que a venda de unidades Diciopédia em DVD supere as comercializadas em CD-ROM, numa diferença que poderá chegar aos 70/30 por cento, quando no ano passado as vendas estiveram equiparadas nos dois suportes.



Mais relação entre a informação
Em destaque na Diciopédia 2005 surge um elemento de navegação relacional que completa as outras possibilidades de acesso aos conteúdos da enciclopédia, nomeadamente o módulo de perguntas e respostas - agora melhorado - e a pesquisa avançada.



A evolução entre a edição anterior e a agora disponibilizada é igualmente visível no ecrã inicial, onde além de uma organização mais lógica do ponto de vista do utilizador se destaca a área My Diciopédia. Este é um elemento onde o utilizador pode guardar artigos e outros recursos do seu interesse, assim como acrescentar comentários e anotações.



Na "homepage" offline existe também como novo elemento uma janela de inserção para pesquisa transversal, desencadeado pelo normal procedimento de inserção de uma palavra ou expressão.



Das características integradas na edição de 2005 da Diciopédia, a Porto Editora salienta igualmente o Dossier de Futebol, um módulo onde será possível analisar ao pormenor o plantel de todas as equipas que participaram na primeira liga de 2003/2004, ou seja da época passada, sendo igualmente possível o acesso às estatísticas de cada um dos jogos realizados e a comparação entre jogadores.

Notícias Relacionadas:

2003-10-02 - Diciopédia 2004 marcada pela "webificação" dos conteúdos