As plataformas móveis BlackBerry, Android e iPhone têm, respectivamente, "donos" velhos, geeks e mais jovens, mas menos digitais do que acreditam ser, "rótulos" que constam de mais um estudo que pretendeu apurar hábitos entre os utilizadores norte-americanos de smartphones.

Realizada pela Retrevo, a análise intitulada "What Your Gadgets Reveal About You" contou com 7.500 participantes e constatou que o utilizador médio do telefone da Apple tem 38,7 anos de idade, comparativamente aos 39,3 dos utilizadores da plataforma da Google e aos 41,1 do sistema da RIM.

O relatório também indica que os utilizadores de terminais com Android são mais tech-savvy do que os demais, além de terem netbooks e estarem mais propensos a usar o smartphone para utilizar o GPS, mas menos para ler ebooks. Em casa, são aqueles que menos têm telefone fixo (31%), em comparação com 23 por cento dos que possuem um iPhone ou BlackBerry.

Os proprietários do BlackBerry não ligam muito às questões da moda, ouvem mais rádio e estão menos propensos a fazer compras com os seus telemóveis. Lideram, contudo, no que diz respeito à reciclagem, já que 38 por cento reciclam os produtos, em comparação com 37 por cento dos donos de iPhone e 33 por cento dos que têm um Android.

De acordo com o site, 49,4 por cento dos donos de um iPhone têm pelo menos um Mac. Nos lares onde o MacOS é o sistema operativo por excelência há mais de três vezes maior tendência para comprar iPhones e perto de seis vezes mais de adquirir iPads do que em outra casa.

Os seguidores do iPhone tendem também a fazer mais compras e a ver mais televisão online do que os demais. Por outro lado, em algumas coisas não são tão "digitais", como muitas vezes acreditam ser: alugam mais filmes nos clubes de vídeo (numa diferença de 23% face aos donos de telefones Android) e, comparativamente aos outros utilizadores, são aqueles que mais desconhecem o tipo de televisão que têm lá por casa.