Atualmente existem dois jogos portugueses que já pertencem ao programa de apoio a estúdios independentes da Xbox, o ID@Xbox. Quest of Dungeons, do Upfall Studios, e Project Surf, da Biodroid, são os jogos que estão na calha para serem lançados na Xbox One ainda em 2015.

Enquanto o role-playing game Quest of Dungeons é uma adaptação de um título que já foi lançado no Steam e nas plataformas móveis, tendo vendido mais de dez mil unidades, o título da Biodroid é uma nova produção que está ainda em fase pré-alpha.

Em comum os estúdios têm o esforço que foi necessário fazer para se adaptarem à realidade de desenvolvimento de uma consola. Enquanto para David Amador, fundador do Upfall Studios, um dos maiores desafios foi a adaptação do jogo do motor OpenGL para o DirectX, a Biodroid precisou de reconfigurar uma boa parte da equipa que estava focado no desenvolvimento mobile, explicou Ricardo Flores.

A Biodroid fez crescer o tamanho das equipas de desenvolvimento de 8/9 pessoas para perto de 30, sendo que o motor de desenvolvimento Unity deu lugar ao Unreal Engine, que será usado neste novo título.

Estes são alguns dos primeiros pormenores revelados sobre o jogo. O Project Surf, tal como o nome indica, é um título de desporto que vai focar-se na modalidade náutica e está em desenvolvimento desde setembro de 2014.

"O projeto está a dar passos largos para a primeira versão jogável e a partir daí o processo fica mais acelerado", explicou ao TeK o responsável pela área de jogos do estúdio, Ricardo Flores.

As expectativas da Biodroid são de que entre setembro ou outubro o título possa já estar disponível para as consolas - também vai chegar à PlayStation 4 -, mas tudo vai depender de como correm as próximas fases de desenvolvimento. Ricardo Flores reforçou a ideia de que o plano é lançar o jogo após o verão, mas que o mesmo pode resvalar para a época natalícia ou até para o início do próximo ano.

Mais certo da data de lançamento está David Amador que é atualmente o único elemento a trabalhar no "código" do jogo Quest of Dungeons. O empreendedor tem outras pessoas a trabalhar no projeto, sobretudo na parte artística onde é mais simples contratar alguém de fora, esclareceu.

Sem especificar uma data, aponta também os meses de verão como aqueles com maior probabilidade de acolherem o lançamento na Xbox One. Quanto ao preço ainda não há certezas, mas deverá rondar os cinco euros pedidos pela versão para PC.

Aplausos para a Microsoft

Tanto David Amador como Ricardo Flores só têm palavras positivas para o programa ID@Xbox que está a ser desenvolvido pela Microsoft.

O diretor de jogos da Biodroid considera mesmo que dependendo do projeto, a Microsoft vai disponibilizar e criar um conjunto de condições para que o título possa ver a luz do dia. A disponibilização do kit de programador é um destes passos, por exemplo. Algo que no caso da Sony, revela o executivo, não é feito de forma tão abrangente, sendo pensado mais "caso a caso".

Neste sentido, as palavras de David Amador, fundador do Upfall Studios, são de que os programadores, startups ou empresas se inscrevam no programa e abordem a empresa com as ideias que têm. "Eles estão sempre recetivos", revelou o criador, que aconselhou no entanto a que os programadores tenham protótipos e vídeos de como o jogo funciona.

"Quantas mais pessoas entrarem para o programa melhor. É mais fácil chamar a atenção tendo várias equipas em títulos mais pequenos do que ter só um a trabalhar num título maior", comentou David Amador a propósito do estado de graça que a indústria do gaming vive em Portugal do ponto de vista de novas empresas.

Ricardo Flores, da Biodroid, também encoraja o lançamento de mais títulos nas consolas, mas alerta os interessados para a capacidade de investimento que é preciso ter, mesmo que o projeto possa parecer uma grande oportunidade, pois a questão financeira acaba sempre por ser um "desafio enorme", explicou.

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico