Atualmente existem dois jogos portugueses que já pertencem ao programa de apoio a estúdios independentes da Xbox, o ID@Xbox. Quest of Dungeons, do Upfall Studios, e Project Surf, da Biodroid, são os jogos que estão na calha para serem lançados na Xbox One ainda em 2015.

Enquanto o role-playing game Quest of Dungeons é uma adaptação de um título que já foi lançado no Steam e nas plataformas móveis, tendo vendido mais de dez mil unidades, o título da Biodroid é uma nova produção que está ainda em fase pré-alpha.

Em comum os estúdios têm o esforço que foi necessário fazer para se adaptarem à realidade de desenvolvimento de uma consola. Enquanto para David Amador, fundador do Upfall Studios, um dos maiores desafios foi a adaptação do jogo do motor OpenGL para o DirectX, a Biodroid precisou de reconfigurar uma boa parte da equipa que estava focado no desenvolvimento mobile, explicou Ricardo Flores.

A Biodroid fez crescer o tamanho das equipas de desenvolvimento de 8/9 pessoas para perto de 30, sendo que o motor de desenvolvimento Unity deu lugar ao Unreal Engine, que será usado neste novo título.

Estes são alguns dos primeiros pormenores revelados sobre o jogo. O Project Surf, tal como o nome indica, é um título de desporto que vai focar-se na modalidade náutica e está em desenvolvimento desde setembro de 2014.

"O projeto está a dar passos largos para a primeira versão jogável e a partir daí o processo fica mais acelerado", explicou ao TeK o responsável pela área de jogos do estúdio, Ricardo Flores.

As expectativas da Biodroid são de que entre setembro ou outubro o título possa já estar disponível para as consolas - também vai chegar à PlayStation 4 -, mas tudo vai depender de como correm as próximas fases de desenvolvimento. Ricardo Flores reforçou a ideia de que o plano é lançar o jogo após o verão, mas que o mesmo pode resvalar para a época natalícia ou até para o início do próximo ano.

Mais certo da data de lançamento está David Amador que é atualmente o único elemento a trabalhar no "código" do jogo Quest of Dungeons. O empreendedor tem outras pessoas a trabalhar no projeto, sobretudo na parte artística onde é mais simples contratar alguém de fora, esclareceu.

Sem especificar uma data, aponta também os meses de verão como aqueles com maior probabilidade de acolherem o lançamento na Xbox One. Quanto ao preço ainda não há certezas, mas deverá rondar os cinco euros pedidos pela versão para PC.

Aplausos para a Microsoft

Tanto David Amador como Ricardo Flores só têm palavras positivas para o programa ID@Xbox que está a ser desenvolvido pela Microsoft.

O diretor de jogos da Biodroid considera mesmo que dependendo do projeto, a Microsoft vai disponibilizar e criar um conjunto de condições para que o título possa ver a luz do dia. A disponibilização do kit de programador é um destes passos, por exemplo. Algo que no caso da Sony, revela o executivo, não é feito de forma tão abrangente, sendo pensado mais "caso a caso".

Neste sentido, as palavras de David Amador, fundador do Upfall Studios, são de que os programadores, startups ou empresas se inscrevam no programa e abordem a empresa com as ideias que têm. "Eles estão sempre recetivos", revelou o criador, que aconselhou no entanto a que os programadores tenham protótipos e vídeos de como o jogo funciona.

"Quantas mais pessoas entrarem para o programa melhor. É mais fácil chamar a atenção tendo várias equipas em títulos mais pequenos do que ter só um a trabalhar num título maior", comentou David Amador a propósito do estado de graça que a indústria do gaming vive em Portugal do ponto de vista de novas empresas.

Ricardo Flores, da Biodroid, também encoraja o lançamento de mais títulos nas consolas, mas alerta os interessados para a capacidade de investimento que é preciso ter, mesmo que o projeto possa parecer uma grande oportunidade, pois a questão financeira acaba sempre por ser um "desafio enorme", explicou.

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.