A Microsoft irá cobrar aos seus utilizadores 1,50 dólares por cada download da versão beta do Office 2007- cerca de 1,20 euros -, uma medida que vai contra as práticas mantidas pela maioria das empresas de software na disponibilização de versões experimentais.


A decisão foi anunciada por um porta-voz da empresa que referiu que "desde o final de Maio, a versão beta 2 já foi descarregada mais de 23 milhões de vezes", uma adesão "500 por cento superior ao esperado". O pagamento pelo envio dos CDs com versões beta era já prática comum na Microsoft, compensando o custo da gravação e envio das aplicações para quem não quisesse fazer o download directamente do site, mas até agora a descarga dos ficheiros era sempre gratuita.


Como justificação para a nova medida a Microsoft alega que a taxa cobrada a partir desta quarta feira deverá "compensar o custo associado às descargas dos servidores", refere o mesmo porta-voz no comunicado enviado ao Vnunet.


Apesar de cobrar uma taxa de descarga aos utilizadores que efectuarem o download a partir do dia 2 de Agosto, a Microsoft avança que a actualização do software para os utilizadores actuais permanecerá gratuita.


O Office 2007 foi lançado como versão beta pública em Maio. A empresa publicou uma versão online no final de Junho, dirigida aos utilizadores que querem simplesmente experimentar determinadas características da aplicação. Os utilizadores que queiram instalar a aplicação e testar o funcionamento nos seus sistemas, deverão efectuar o download ou pedir a versão em CD.



O lançamento da versão final do Office 2007 está previsto para o final deste ano, após sucessivos adiamentos por parte da Microsoft que tem utilizado o feedback dos utilizadores relativamente à qualidade e performance das versões beta para efectuar melhorias no software.

Notícias Relacionadas:

2006-06-30 - Novo adiamento no Office 2007 confirmado pela Microsoft

2006-05-24 - Arranca segunda beta do Windows Vista e do Office 2007