A Atlan Space tem feito esforços para utilizar tecnologia na preservação da vida e ecossistemas nos oceanos. Através de técnicas de deep learning e inteligência artificial, a empresa faz inventários para catalogar espécies em vias de extinção, identificando-as, classificando-as e monitorizando-as para proteger a vida marinha. Nesse sentido, a Atlan Space tem tecnologia patenteada para criar redes de dispositivos aéreos telecomandados por inteligência artificial para vigiar grandes áreas marinhas contra perigos ao meio-ambiente.

A pesca ilegal é um dos perigos do oceano, e nas águas africanas das Ilhas Seicheles vai arrancar um programa-piloto em outubro para identificar os barcos de pesca que naveguem em águas protegidas. Este consiste na utilização de drones autónomos para reportar qualquer atividade ilegal de pesca, utilizando uma visão computorizada para identificar a natureza e autorização dos barcos.

Caso sejam detetados barcos ilegais, os drones registam diversas informações que são passadas às autoridades marítimas, tais como as coordenadas da sua localização, o número de elementos da tripulação, entre outros detalhes. Se for bem-sucedido, o sistema poderá alargar-se a outros governos africanos, visto que a monitorização através de veículos tripulados é dispendiosa e de recursos limitados.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.