O DVD Forum aprovou uma versão regravável para o standard HD -DVD, que suporta imagens com alta definição, aprovado no final do ano passado. O formato HD-DVD-RW não foi para já adoptado ou rejeitado pelo organismo, estando apenas aprovado. As informações foram divulgadas por uma das empresas membros da organização, citada pelo The Register, acrescentando que o Forum ainda não tomou qualquer decisão sobre o standard a adoptar para formatos regraváveis no que toca aos DVDs de feixe de laser azul.



A nova especificação diz respeito a um formato de disco com capacidade até 20 GD de memória de dados, contra os actuais 4.7 GB normais num DVD. O último formato aprovado neste domínio cabe à proposta apresentada conjuntamente pela NEC e pela Toshiba em Novembro passado (ver notícias relacionadas), para equipamentos não regraváveis.



Também baseado em tecnologia blue laser, o Advanced Optical Disk System afastou da corrida a tecnologia Blue Ray da Sony garantindo o lugar de standard para as 220 empresas que compõem o DVD Forum a adoptar na nova geração de DVD de feixe de laser azul.



Contudo, a fraca adesão da restante indústria ao standard aumenta as preocupações do DVD Forum com a compatibilidade entre as duas propostas. No que toca à nova especificação para formatos regraváveis a compatibilidade está assegurada.



Notícias Relacionadas:

2003-11-28 - DVD Fórum aprova standard desenvolvido pela Toshiba e NEC para HD DVD


2002-11-11 - DVD Forum escolhe especificação para futura geração de DVD


2002-06-29 - Toshiba pretende lançar DVD baseado em luz de laser azul-violeta em 2004