A empresa de Redmond atualizou os seus Termos de Serviço e vai castigar os utilizadores que usem linguagem ofensiva ou pratiquem "atividades fraudulentas”.

No novo Contrato de Serviços Microsoft, a seção Código de Conduta estabelece regras para todos os utilizadores: não faça nada ilegal, não viole a privacidade de outras pessoas, e não envie spam. Nessa secção também é definida a proibição de partilhar conteúdo ou material inadequado que envolva nudez, bestialidade, pornografia, linguagem ofensiva, violência gráfica ou atividades criminosas.

A Microsoft assume que não consegue monitorizar todos os serviços, mas reserva-se o direito de “rever o seu conteúdo a fim de resolver o problema”, a qual é autorizada pelo utilizador ao subscrever as novas medidas. A empresa também não explica claramente o que é considerado "linguagem ofensiva", mas explica que o não cumprimento das novas diretrizes poderá dar origem a encerramento e suspensão de contas.

A gigante tecnológica pode ainda "remover ou recusar-se a publicar" os conteúdos dos utilizadores "por qualquer motivo," assim como bloquear "a entrega de comunicações," como emails, mensagens instantâneas ou a partilha de ficheiros.

Existe um código de conduta separado para os serviços Xbox  a sua violação pode resultar em suspensões ou proibições, “incluindo a perda de licenças de conteúdo, tempo de Assinatura Xbox Gold e saldos da conta da Microsoft”.

As mudanças abrangem o Windows, Office, Skype, entre outros, e entram em vigor a 1 de maio.