Depois de disponibilizar gratuitamente para download a sua tese doutoramento, apresentada em 1966, o cientista presenteou os que estavam na Opening Night do Web Summit com ideias sobre qual será o papel da Inteligência Artificial no futuro da nossa sociedade, não esquecendo algumas palavras de aviso em relação à necessidade da existência de ética e controlo.

Não podemos prever o que podemos alcançar, quando as nossas próprias mentes são ampliadas pela IA, mas talvez com as ferramentas desta nova revolução tecnológica, possamos desfazer alguns dos danos causado ao mundo natural pela industrialização”, disse o professor.

tek stephen

Revelando-se um otimista, Hawkings afirmou acreditar, que apesar de vir transformar todos os aspetos da nossa vida, a Inteligência Artificial pode “ser criada para o bem do mundo e trabalhar em harmonia connosco”.

No entanto, deixou o alerta de que é preciso estar consciente dos perigos, saber identificá-los e empregar as melhores práticas, ao mesmo tempo que nos preparamos para as suas consequências.

É isso que a Feedzai, startup portuguesa que desenvolveu um software para detetar e prevenir fraudes em transações eletrónicas, em tempo real, através de inteligência artificial, também procura, garantiu o CEO, Nuno Sebastião:

"É por isso que a Feedzai apoia um código de ética da IA,  onde todos nos comprometemos a construir sistemas que sejam justos, verificáveis, beneficiem a sociedade e não prejudiquem".

Paddy Cosgrave, fundador do Web Summit, também partilhou a opinião de Hawking de que “A inteligência artificial pode ser a melhor ou a pior coisa a acontecer à sociedade desde a revolução industrial”.

E, antes de deixar os grandes ecrãs do Altice Arena, o físico britânico deixou uma última nota:

“Todos vocês têm o potencial de forçar as barreiras do aceitável, do expectável e pensar em grande. Estamos no limiar de um admirável novo mundo. É um excitante e precário lugar para se estar e vocês são os pioneiros”.