Vai ser inaugurada na próxima semana uma sala de aula tecnológica no México, numa escola piloto em Guadalajara. A tecnologia é portuguesa e o projecto é gerido a partir da ACE portuguesa e-xample, na sequência do protocolo assinado em Setembro com a UIT para o projecto E-School International.

O piloto põe em marcha a combinação de experiência e tecnologia portuguesa de 40 empresas que se associaram neste ACE, com soluções TIC para a sala de aula que já estão implementadas em Portugal e que agora saltam fronteiras com este protocolo da União das Telecomunicações Internacional.

Helder Lopes, um dos administradores do e-xample, adiantou ao TeK que a escola piloto seleccionada é a Escola General Manuel Dieguez, situada no centro histórico de Guadalajara, onde funcionam dois níveis de ensino: primário e secundário. A escola é frequentada por alunos de classe média-baixa, mas que regista bons índices de sucesso escolar.

O administrador do e-xample explicou ainda que existem negociações avançadas para instalação de um segundo piloto na província de Salta na Argentina. Estas escolas fazem parte de uma primeira vaga do Projecto E-School Internacional, que quer criar uma rede internacional de escolas digitais, ligando 20 países carenciados de tecnologias

O projecto integra-se na Iniciativa "Connect a School, Connect a Community" e a ideia é que sirva como como motor de promoção do acesso a internet de banda larga e permita a inclusão digital de estudantes, professores e comunidades em geral.

O consórcio português e-xample suporta a implementação deste projecto, testando o uso das tecnologias e promovendo os benefícios através da partilha de experiências.

Entre a oferta definida pelo consórcio estão as redes de banda larga suportadas por fibra óptica produzida em Portugal, servidores escolares de acessos e conteúdos, com o EDGE BOX, quadros interactivos tácteis de última geração, computadores classemate Magalhães II e Magalhães III, mobiliário escolar e sistemas de energia inteligente.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.